O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (5/11) a proposta do senador Paulo Paim (PT-RS) que institui abril como o Mês da Conscientização da doença de Parkinson e estabelece como seu símbolo a tulipa vermelha.
O PL 2.434/2019 já passou pela Câmara dos Deputados e, se for confirmado pelo plenário, seguirá para a sanção presidencial.
A escolha da flor teve origem na “Tulipa Dr. James Parkinson”, uma variação vermelha com detalhes em branco criada pelo floricultor holandês J.W.S Van der Wereld, diagnosticado com Parkinson. Ele batizou sua criação em homenagem às contribuições feitas pelo médico inglês James Parkinson (1755-1824) no reconhecimento da doença, no início do século 19.
“É preciso que a sociedade em geral conheça os primeiros sinais da doença para que o diagnóstico seja feito no momento adequado; é fundamental valorizar os esforços dos profissionais que lidam com a patologia, para que sigam com o compromisso de amenizar o sofrimento dos que padecem com a doença; é, também, essencial sensibilizar o Poder Público para que atue de forma qualificada na implantação de uma política de tratamento e no fomento à pesquisa científica sobre a doença”, disse o senador Paulo Paim.