O crescimento de 74% no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Piauí Piauí nos últimos 20 anos foi destacado pelo líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI), em pronunciamento ao plenário nessa quinta-feira (1º de agosto).
O parlamentar salientou que a melhoria no IDH municipal no Brasil revela um grande avanço na qualidade de vida ocorrido graças a decisões acertadas, sobretudo durante os governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma.
“Essa evolução sinaliza também que o País está conseguindo aos poucos reduzir as disparidades históricas de desenvolvimento humano entre os municípios das Regiões Norte e Nordeste e aqueles localizados no Sul, Sudeste e Centro-Oeste”,disse.
Com relação ao estado do Piauí, Wellington Dias ressaltou o fato de que o estado passou a 0,646 pontos, saindo da última para a 23ª posição no ranking nacional nos últimos anos. Em 1991, lembrou ele, o IDH do Piauí era de 0,362 pontos; em 2010, apresentou crescimento de 78,4%. Ele lembrou que 2000 o Piauí ocupava a 24ª posição no país, à frente apenas do Maranhão e de Alagoas.
Wellington Dias recordou ainda que em 2003, quando iniciou seu mandato de governador do Piauí, elaborou plano de desenvolvimento para o estado que permitirá alcançar um IDH de estado desenvolvido — 0,8 — até 2022. Em sua avaliação tal meta deverá ser facilmente alcançada dentro do prazo estabelecido.
Com informações da Agência Senado
Leia mais:
Humberto Costa comemora avanços do IDH no Brasil