economia

Bancada petista com Lula contra agressão de Trump ao Brasil

Tarifaço de 50% aos produtos brasileiros é agressão ao país. Posição da bancada é unânime
Bancada petista com Lula contra agressão de Trump ao Brasil

Os senadores do PT vêm reagindo com firmeza contra o anúncio de sobretaxa de 50% aos produtos brasileiros, feito nesta quarta-feira (9/7) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A imposição unilateral de tarifas representa uma agressão gratuita, baseada em dados falsos – os EUA têm superávit expressivo no comércio com o Brasil -, que não será tolerada pelo governo brasileiro, conforme garantiu nota assinada pelo presidente Lula.

“Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, afirma a nota do Governo Brasileiro.

“Inaceitável”, qualificou o líder da bancada petista Rogério Carvalho (PT-SE) em relação ao anúncio de Trump. Ele repudiou a ação “arbitrária, unilateral e imperialista que penaliza o povo brasileiro, sufoca a nossa indústria e aprofunda a desigualdade entre as nações”.

O líder do Governo, Jaques Wagner (PT-BA), disse que o país adotará postura soberana. “O Brasil não será quintal do país de ninguém. Quem decide a nossa vida somos nós.”

O líder do Governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP) conclamou à união nacional. “Não pode existir polarização quando o nosso país é atacado”

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) apontou a decisão de Trump como um “desrespeito à nossa soberania, às instituições brasileiras e à nossa diplomacia”. Ele disse também que o setor produtivo e o povo brasileiro pagarão a conta pelo comportamento irresponsável, conspirador e subserviente a interesses estrangeiros de Jair Bolsonaro.

A mesma posição foi salientada por Humberto Costa (PT-PE), para quem a postura altiva do Brasil delimita quem é verdadeiramente patriota. “Estamos com Lula! Não adianta dizer que é patriota e trabalhar contra seu povo. Verdadeiro amor à pátria é lutar por justiça, dignidade e soberania”, afirmou.

Beto Faro (PT-PA) disse que “nenhum país tem o direito de retaliar economicamente o nosso povo por decisões legítimas e soberanas tomadas pelo estado brasileiro” e que é inaceitável que uma disputa político-ideológica seja usada como justificativa para penalizar nossos trabalhadores, produtores e exportadores.

A preocupação com os impactos econômicos e a intocabilidade da soberania também foi ressaltada por Paulo Paim (PT-RS). “É inaceitável que tentem antecipar as eleições de 2026, trazendo gravíssimos prejuízos aos empregadores, aos trabalhadores e ao povo brasileiro”, afirmou o senador gaúcho.

A senadora Augusta Brito (PT-CE) ecoou o sentimento, afirmando que a tarifa é “um ataque direto às nossas empresas e trabalhadores” e que o Brasil vai reagir pelos canais diplomáticos. Já a senadora Teresa Leitão (PT-PE) lembrou que a agressão do presidente dos Estados Unidos se insere na disputa pelo poder global. “É uma retaliação política ao fortalecimento do Brics. Somos e seguiremos fortes e soberanos”, afirmou.

Veja abaixo as manifestações dos senadores petistas

To top