Clima

Relatório de Rogério para viabilizar COP-30 é aprovado no Senado

Senadores aprovaram acordo do Brasil com Nações Unidas para realização da Conferência do Clima

Alessandro Dantas

Relatório de Rogério para viabilizar COP-30 é aprovado no Senado

Parecer de Rogério Carvalho ajuda a viabilizar COP-30

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (10/09) o parecer do senador Rogério Carvalho favorável ao acordo que escolheu o Brasil como sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança no Clima. O texto havia sido votado pela manhã na Comissão de Relações Exteriores. A aprovação é um passo crucial para que o Brasil honre seus compromissos internacionais e sedie a conferência em Belém, no Pará, em novembro de 2025.

O parecer considera o projeto alinhado com a política externa brasileira e os interesses nacionais. A aprovação é vista como uma forma de fortalecer o protagonismo do Brasil na agenda climática global.

“A realização de um evento de tamanha envergadura no Brasil, e em especial na Amazônia, simboliza o compromisso do País com a agenda ambiental e climática global, fortalecendo sua posição diplomática e seu protagonismo no cenário internacional”, argumentou Rogério Carvalho.

O acordo estabelece todas as condições para a realização do evento, incluindo infraestrutura, segurança, logística e privilégios para os participantes. A análise de Rogério Carvalho destaca que, apesar do custo, o evento trará impactos positivos para o Brasil, como o aumento do turismo, a requalificação urbana e a atração de investimentos para a região. São esperadas 50 mil pessoas em Belém para a realização do evento.

To top