Alessandro Dantas

Sessão Especial na Câmara marca os 46 anos do Partido dos Trabalhadores
O Partido dos Trabalhadores (PT) comemorou 46 anos de fundação nesta terça-feira (10), consolidado como o maior partido progressista da América Latina e o principal motor de transformação social na história recente do Brasil. Para celebrar a trajetória da legenda, uma Sessão Especial na Câmara dos Deputados reuniu lideranças históricas, ministros e parlamentares em um ato que exaltou as conquistas democráticas e o resgate da dignidade da população mais pobre.
Desde a sua fundação, o PT notabilizou-se por colocar o combate à fome e à extrema pobreza no centro da agenda nacional. Sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja trajetória pessoal se funde à essência da sigla, milhões de brasileiros deixaram a vulnerabilidade social através de programas inéditos de transferência de renda e inclusão.
A sessão na Câmara contou com presenças marcantes, como a da deputada Benedita da Silva, da ministra Gleisi Hoffmann e do presidente do partido, Edinho Silva, que reforçaram o papel do PT na defesa da soberania e do desenvolvimento econômico com justiça social.
Senadores da bancada petista também se manifestaram, destacando que o aniversário da legenda se confunde com a própria consolidação da democracia brasileira. Por meio das redes sociais, o líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), um dos fundadores do partido, expressou seu orgulho pela caminhada.
“Sob a liderança do presidente Lula e junto com a sua militância, o PT completa 46 anos de contribuição para a prosperidade da nossa gente e fortalecimento da democracia. Vida longa ao PT!”, celebrou Wagner.
A senadora Augusta Brito (PT-CE) pontuou que a data vai além da celebração de uma sigla. “O PT ajudou a construir caminhos concretos de inclusão e participação popular. Comemorar este aniversário é reafirmar a importância da política como instrumento de transformação social e da democracia como valor inegociável”.
O senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o PT jamais abriu mão de estar ao lado do povo trabalhador. “Nos momentos mais críticos desse nosso passado próximo, o PT estava lá ao lado da classe trabalhadora, dos brasileiros. Temos muito orgulho da nossa história. E, eu tenho certeza, o nosso povo também. Não à toa, somos o partido mais querido do país, com o dobro da preferência do segundo lugar”.
O senador Rogério Carvalho (PT-SE) também se manifestou, comentando a história de luta do PT e de defesa da democracia e dos direitos sociais. “Um partido que nasceu da esperança, da organização popular e da coragem de enfrentar desigualdades históricas. O PT transformou o Brasil quando o povo acreditou e continua sendo instrumento de mudança, de inclusão e de reconstrução do nosso país”, sintetizou.
O compromisso com a classe trabalhadora foi o tom da mensagem do senador Fabiano Contarato (PT-ES). “Proteger as trabalhadoras e os trabalhadores é proteger quem move o Brasil todos os dias. Parabéns, PT, por mais um ano de luta, resistência e compromisso”, afirmou o parlamentar.
A senadora Teresa Leitão (PT-PE) ressaltou o esforço para a construção do partido. “São 46 anos de lutas, sempre em defesa do povo brasileiro, sobretudo daqueles que mais necessitam. Somos milhares de mulheres e homens que dedicam suas vidas ao compromisso de construir uma vida digna para a nossa população e assim seguiremos, com esperança e coragem”, frisou.
O senador Paulo Paim (RS) relembrou momentos históricos da legenda, desde a Assembleia Constituinte até as lutas atuais por melhores condições de trabalho. “Essa estrela insiste em abrir caminhos para melhorar a vida das pessoas, combatendo a fome e a miséria. Na Constituinte, semeamos o fim da escala 6×1 e a redução da jornada para 40 horas. Hoje, seguimos firmes buscando essa vitória ao lado de Lula. O mais importante é a causa”, concluiu Paim.



