Das 119 sessões realizadas no Senado Federal durante todo o ano de 2013, os senadores petistas José Pimentel (CE) e Paulo Paim (RS) – além de Rubens Figueiró (PSDB-MS) – estiveram presentes em 118. O levantamento foi realizado pela revista Congresso em Foco, nessa quarta-feira (5).
A assiduidade dos dois petistas é um destaque recorrente. Nas edições de 2011 e 2012, Pimentel e Paim também figuraram entre os parlamentares mais presentes, segundo a mesma pesquisa.
De acordo com a assessoria do líder do Governo no Congresso, José Pimentel, a única ausência do parlamentar ocorreu em razão de uma viagem oficial com a presidenta Dilma Rousseff. Ele integrou a comitiva – de ministros, deputados, governadores e presidenta – que discutiu ações de convivência com a seca, em abril do ano passado no Conselho Deliberativo da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), em Fortaleza. O resultado do encontro foi a elaboração de propostas legislativas e de governo que permitiram aos sertanejos manter a dignidade durante a pior estiagem dos últimos 50 anos.
Já o senador Paulo Paim justificou sua única falta, junto a Mesa Diretora da Casa, em razão de palestras sobre os trabalhos no Legislativo e prestação de mandatos para o eleitorado de Porto Alegre e da Serra Gaúcha.
Na Câmara
O levantamento da revista também indicou os mais assíduos na Câmara dos Deputados. Vinte e nove parlamentares não tiveram nenhuma ausência no ano passado. Entre eles, seis não perderam qualquer sessão da atual legislatura, iniciada em fevereiro de 2011. Os deputados são Alexandre Leite (DEM/SP), Lincoln Portela (PR/MG), Manato (SDD/ES), Pedro Chaves (PMDB/GO), Reguffe (PDT/DF) e Tiririca (PR/SP).
Com assessoria de imprensa do senador José Pimentel
Leia mais:
Cinco senadores petistas entre os vencedores do Congresso em Foco