O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor recuou 1,5% em agosto de 2012, na comparação com julho/12, atingindo o valor de 94,8. Foi a décima queda mensal consecutiva deste indicador sinalizando que a inadimplência do consumidor, que tem exibido sinais de recuo neste segundo semestre de 2012, deverá manter sua trajetória de declínio também durante os meses iniciais de 2013, pelo menos.
Fatores como o barateamento do custo das dívidas, dadas as sucessivas reduções da taxa básica de juros (taxa Selic), o maior acirramento da concorrência bancária proporcionando condições mais vantajosas para o crédito ao consumidor, o patamar historicamente baixo da taxa de desemprego, a predominância de ganhos salariais acima da inflação nos acordos coletivos e o maior rigor por parte das instituições financeiras nos processos de análises e concessões de crédito, contribuirão para estabelecer uma trajetória gradual, porém consistente, de redução dos níveis de inadimplência dos consumidores.
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas, também registrou queda de 1,5% no mês de agosto de 2012 em relação ao mês imediatamente anterior (julho/12), situando-se em 96,1. Os economistas do Serasa também acreditam na normalização dos níveis de inadimplência dos consumidores, diante das perspectivas de um cenário de crescimento um pouco mais acelerado para a economia brasileira e das reduções da taxa Selic, que levam a um menor custo financeiro, tendem a configurar um quadro de estabilização com posterior queda do nível de inadimplência das empresas.
Com agências onlines