O Governo Federal está investindo mais de R$ 24 bilhões em obras de infraestrutura na Região Nordeste. São barragens, adutoras, canais, estações de tratamento e redes de abastecimento de água e a integração do Rio São Francisco. Outros R$ 5 bilhões estão sendo aplicados no programa Água para Todos, que estão levando cisternas e poços aos lugares mais distantes do semiárido. Com esses recursos, o Governo Federal instalou 260 mil cisternas nos municípios e povoados do semiárido.
No Café com a Presidenta, desta segunda-feira (04), Dilma Rousseff também destacou as medidas emergenciais para diminuir o sofrimento das famílias com a seca. Na maior Operação Carro Pipa já realizada no Brasil, o Governo contratou 4.624 carros-pipa para distribuir água em 750 municípios do Semiárido. “Estamos fazendo obras em todo o Nordeste do País. Essas obras são para ampliar a oferta de água, tanto nas grandes cidades como nos pequenos municípios da região do semiárido, que são aqueles que mais sofrem com a seca”, disse.
“Todo o nosso esforço é para enfrentar |
A presidenta também ressaltou o andamento de diversas obras de convivência com a seca, como a primeira parte da Adutora do Algodão, inaugurada no segundo semestre de 2012 e que beneficia mais de 100 mil moradores da região do Guanambi, na Bahia. “Estou indo à Paraíba para ver as obras do canal das Vertentes Litorâneas. Esse canal vai levar as águas do Rio São Francisco para 38 municípios. Outra grande obra é o Eixão das Águas, no Ceará, que pega água no Castanhão, o maior açude do Brasil, para levar água até Fortaleza. Essa obra é fundamental, porque ela evita um colapso no abastecimento de água em Fortaleza”, aponta a presidenta.
No momento em que o Nordeste brasileiro enfrenta um dos períodos de maior seca da sua história, Dilma Rousseff destaca a preocupação do Governo Federal em minimizar os efeitos da adversidade climática.
“Nós estamos fazendo a maior Operação Carro-Pipa já realizada no País. 4.624 carros-pipa foram contratados pelo Governo e estão distribuindo água sob a coordenação do Exército Brasileiro em 750 municípios do semiárido. Os governos estaduais também contrataram quase 2 mil carros-pipa. Com isso, estamos garantindo água para o consumo de mais de 3 milhões de pessoas”, destacou.
Com informações do Café com a Presidenta
Leia mais:
Governo amplia benefícios para afetados pela seca
Seca: Ampliado prazo para renegociação de dívidas
Empréstimo para agricultores atingidos pela seca é estendido