Índice de atrasos nos voos cai em dezembro

Entre 14 e 15 milhões de passageiros passaram pelos principais aeroportos do País entre 15 de dezembro e 10 de janeiroDezembro é uma das épocas do ano onde há maior movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros. Apesar de ser esperado um aumento no atraso de voos nesse mês do ano, em 2014, esse índice diminuiu.

Nos principais aeroportos do País, em todo o mês de dezembro, o percentual de atrasos – quando o tempo de decolagem ultrapassa 30 minutos do programado – foi de 11,3%. No mesmo mês de 2013, o índice foi de 14,8% – ou seja, houve uma redução de 23% no número de voos atrasados.

Durante a operação fim de ano 2014/15, que começou no dia 15 de dezembro e vai até o dia 10 de janeiro, os atrasos foram ainda menores, de apenas 10,4%. No período, entre 14 e 15 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos de maior movimentação do País. O número corresponde a 75% do total de passageiros esperados para o período, estimado em 20 milhões, segundo análise da Secretaria de Ação Civil (SAC).

As condições meteorológicas adversas em parte dos principais aeroportos do País, como os de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, contribuíram para o índice de atraso registrado em todo o mês de dezembro. O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, por exemplo, fechou por várias horas nos dias 16 e 17, devido ao mau tempo.

Apesar dos atrasos, o ministro da SAC, Eliseu Padilha, afirma que os números foram positivos e “mostram que a operação saiu como planejada”. “Mesmo com as adversidades do tempo e maior número de passageiros em circulação, a operação nos aeroportos se deu de forma adequada”, avaliou o ministro.

 

Com informações a Secretaria de Aviação Civil

To top