Pinheiro: há uma ofensiva do Governo Federal em aportar recursos para SalvadorDurante pronunciamento nesta terça-feira (28), no plenário, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) destacou que a bancada baiana no Senado, composta também por Lidice da Mata (PSB) e Otto Alencar (PSD), está mobilizada para conseguir recursos para a recuperação da cidade de Salvador, atingida por fortes chuvas no início desta semana. O objetivo é auxiliar especialmente as áreas carentes e a população afetada. Pelo menos 14 pessoas morreram em decorrência dos deslizamentos.
“Tivemos um período muito difícil. O governador e o prefeito da cidade, até com a presença do ministro [da Integração] Gilberto Occhi, sobrevoaram hoje os locais mais críticos. Há uma ofensiva do Governo Federal em aportar recursos e também a disponibilidade de mão de obra do próprio Exército”, afirmou Pinheiro.
Pinheiro disse que Salvador possui uma topografia complicada e que a ocupação desordenada acaba ampliando as consequências das fortes chuvas, com deslizamentos de morros, enchentes e ruas alagadas. “Existe uma necessidade grande para que obras de drenagem e desobstrução de canais sejam permanentes, para evitar não só a cheia desses canais, como também a captação dessas águas de chuva, para que possa fluir com rapidez, evitando a aglomeração em morros”, disse.
Pinheiro mostrou-se ainda solidário aos afetados pelas tragédias decorrentes das precipitações. “Além do alagamento, das dificuldades em todas as ruas, o que mais nos comoveu foram as vidas ceifadas por conta das chuvas”, disse.
Com informações da assessoria do senador Walter Pinheiro