Paulo Paim presta homenagem ao senador Luiz Henrique pela sua morte

Paulo Paim conheceu Luiz Henrique ainda na Assembleia Nacional ConstituinteNuma homenagem ao senador Luiz Henrique (PMDB-SC), falecido no último domingo (10), os senadores e convidados presentes à reunião desta segunda-feira (11) da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) deram um minuto de aplausos ao ex-governador catarinense. O presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), transferiu para 1º de junho a audiência pública que seria realizada nesta manhã, sobre o direito de greve no serviço público.

Ao abrir a reunião, Paim lembrou a trajetória de Luiz Henrique, sua contribuição a Santa Catarina e sua atuação no Senado, revelando a tristeza pela perda do amigo. “Quando a política perde alguns de seus mais sagrados nomes, de seus faróis, de suas luzes, de seus mirantes, o peito de todos nós dói, arde, queima, transborda como que um vulcão que explode, que chora, que perde o rumo”, disse.

Paim contou que conheceu Luiz Henrique durante os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte e desde então admira sua atuação. “Ali na Constituinte, eu percebi que estava diante de um grande homem. Passei a admirá-lo mais ainda aqui no Senado. O político, o senador, o brasileiro, o colega, o amigo, o pai, o esposo, o avô”, completou.

Paim destacou a atuação de Luiz Henrique como relator e articulador de grandes temas na Casa, como a proposta de renegociação das dívidas dos estados e a reforma do Código Florestal.

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou sua admiração pelo parlamentar catarinense. “O senador Luiz Henrique fez um trabalho que a história já marcou. Um trabalho que eleva Santa Catarina ao desenvolvimento que tem hoje. Um homem que nunca abandonou seus ideais”, afirmou.

Mendes Ribeiro
Ainda na reunião da CDH, os senadores manifestaram pesar pelo falecimento do ex-deputado federal Mendes Ribeiro (PMDB-RS), ocorrido na madrugada de domingo (10), em Porto Alegre, em decorrência de um tumor no cérebro. Conforme registrou Paulo Paim, Mendes Ribeiro foi deputado estadual, deputado federal por cinco mandatos e ministro da Agricultura de 2011 a 2013.

Vanessa Grazziotin lembrou a luta do deputado contra o câncer, seu sofrimento pelo tratamento – que exigiu diversas internações hospitalares – e se solidarizaram com a dor da família. “Era muito mais que um deputado progressista, comprometido com seu estado e com o País. Era um amigo, acima de tudo”, disse Vanessa Grazziotin.

Com informações da Agência Senado

 

Leia mais:

Senadores do PT lamentam falecimento repentino de Luiz Henrique

‘Conciliador’, ‘guerreiro’, ‘referência’… petistas homenageiam colega morto

To top