Lula elogia acordo histórico entre governo do PT e professores em Minas

Após 12 anos de governos do PSDB, governador petista garante que um dos estados mais ricos da federação passe a pagar o piso nacional dos professores Após 12 anos de governos do PSDB, governador petista garante que um dos estados mais ricos da federação passe a pagar o piso nacional dos professores

O acordo firmado entre o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e os professores do estado é uma clara demonstração do compromisso do governo petista com a Educação, o magistério e o serviço público. “Enquanto em alguns estados os governos não dialogam com os professores, o PT e os partidos aliados em Minas Gerais mostram que é possível avançar tanto na negociação democrática quanto na valorização dos educadores. Educação se constrói com diálogo, não violência”, afirmou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em nota pública divulgada na última segunda-feira (18) na qual celebra a medida adotada por Pimentel.

A Lei do Piso Salarial dos Professores está em vigor no Brasil desde 2008, sancionada por Lula em seu segundo mandato na Presidência. “Minas gerais, um dos estados mais ricos do País, não cumpria esse piso”, destacou o ex-presidente. De 2003 a 2014, Minas foi governada pelo PSDB (Aécio Neves, de 2003 a 2009, e Antônio Anastasia, de 2010 a 2014). O acordo firmado por Pimentel – poucos dias após o massacre dos professores paranaenses pelo governo do tucano Beto Richa — garante um reajuste de 31,78% ao magistério estadual, escalonado em dois anos, para que a remuneração mínima dos docentes alcance o piso de R$ 1.917,78

“A educação é o principal caminho para um futuro melhor para todos os brasileiros. E esse caminho passa pela valorização dos professores”, lembrou Lula na nota, classificando o acordo como “histórico”.

Veja a íntegra da nota de Lula sobre o acordo entre Pimentel e os professores de Minas Gerais

“Educação se constrói com diálogo, não violência”

“A educação é o principal caminho para um futuro melhor para todos os brasileiros. E esse caminho passa pela valorização dos professores. Em junho de 2008, eu assinei a lei do Piso Salarial Profissional Nacional. Minas Gerais, um dos estados mais ricos da federação, não obedecia a essa lei.

Por isso, fiquei muito feliz ao saber que o governo de Minas celebrou um acordo histórico com o sindicato da categoria, estabelecendo o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional para os professores.

Cumprimento o governador Fernando Pimentel, que mesmo recebendo uma situação financeira difícil do governo anterior, conseguiu em cinco meses fazer o que não foi feito em 12 anos pelos tucanos no estado: dialogar e respeitar os educadores mineiros. E cumprimento também o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação em Minas Gerais (SIND-UTE), que depois de muita luta durante os governos tucanos, conseguiu, entre outras conquistas, reajuste salarial expressivo para todo o magistério, inclusive os aposentados, descongelamento da carreira e outras vitórias importantes para a qualidade da educação pública mineira.

Enquanto em alguns estados os governos não dialogam com os professores, o PT e os partidos aliados em Minas Gerais mostram que é possível avançar tanto na negociação democrática quanto na valorização dos educadores. Educação se constrói com diálogo, não violência”.

Luiz Inácio Lula da Silva

Leia Mais:

 Paraná: Professores comparam repressão tucana à da ditadura

Lei que prejudica docentes do Paraná será contestada na justiça, diz Gleisi

Gleisi e senadores querem ouvir governador do Paraná sobre agressão a professores

 

 

To top