Para Walter Pinheiro, “não haverá incremento da economia nacional sem o fortalecimento de estados e municípios”O presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) designou nesta quarta-feira (20), durante reunião com os governadores, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) para a presidência da Comissão Especial de Assuntos Federativos. Segundo o petista, a ideia é reunir todas as propostas que tramitam na Casa e criar uma nova relação com a União e os mecanismos de partilha da receita dos tributos arrecadados entre os entes da Federação – estados, Distrito Federal e os municípios.
“Não haverá incremento da economia nacional sem o fortalecimento de estados e municípios”, destacou o senador Walter Pinheiro, após o encontro com os governadores. O relator da comissão especial será o senador Fernando Bezerra (PSB-PE).
Para Pinheiro, o verdadeiro ajuste econômico é o fortalecimento dos estados e municípios. “Nessa hora não tem partido, não tem coloração. Aqui os estados e municípios são prioridades. O ato de hoje tem que ser traduzido em ações práticas no plenário. Vamos encontrar quais são os pontos efetivos que podem incidir agora na economia e que estão sob a nossa governabilidade, o que está aqui dentro, e não o que está lá fora e que não compete à gente. Se não, a gente não vai ao encontro do que efetivamente tem tanto chamado a atenção: a contribuição que o Senado pode dar neste momento crucial para o Brasil”, ressaltou Pinheiro.
Renan designou os senadores José Serra (PSDB-SP) e Romero Jucá (PMDB-RR) para, em conjunto com ao menos um governador por região, sistematizarem os aspectos discutidos e as sugestões apresentadas no encontro.
Da assessoria do senador Walter Pinheiro
Leia mais:
“Não há pacto federativo só com medidas de urgência”, alerta Donizeti