Aprovados projetos que dão dinheiro para a saúde e apoio a pequenas empresas

Aprovados projetos que dão dinheiro para a saúde e apoio a pequenas empresas

Propostas integram a Agenda BrasilA Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional aprovou, nessa quarta-feira (7), três projetos da Agenda Brasil, que pretende incentivar a retomada do crescimento econômico. Entre as propostas aprovadas, várias preveem maiores repasses para a saúde pública.  Uma das matérias aprovadas foi o PLS 52/15, que aumenta de 45% para 60% o percentual de transferência dos recursos do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) destinado ao Fundo Nacional de Saúde (FNS). 

A ideia é repassar esses recursos diretamente pela rede bancária ao FNS e melhora o atendimento médico-hospitalar às vítimas de acidentes de trânsito. A previsão é de que isso represente um aporte adicional de pelo menos R$ 800 milhões por ano para o Fundo Nacional de Saúde — informou Otto.

A comissão ainda aprovou o PLS 147/2015 que estabelece a vinculação de impostos federais (imposto de importação, exportação e IPI) sobre medicamentos, derivados de tabaco e sobre a renda dos fabricantes desses produtos ao Fundo Nacional de Saúde (FNS).

Pequenas empresas
A comissão também aprovou o projeto 336/2013, que autoriza a criação de fundo de aval para suprir garantias exigidas pelas instituições financeiras em empréstimos concedidos a micro, pequenas e médias empresas.

Pela proposta, o fundo, denominado InovaMPEs, será exclusivo para avalizar o financiamento de novos produtos, processos e serviços ou o aprimoramento dos já existentes. O texto prevê como beneficiários micro, pequenas e médias empresas com receita operacional bruta anual de até R$ 90 milhões, empresários e empreendedores individuais. O InovaMPEs poderá ser alimentado com recursos orçamentários da União, doações de entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, doações de pessoas físicas e rendimentos de aplicações financeiras.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) reconheceu a importância do projeto. No entanto, posicionou-se contra a matéria, por se tratar de um “texto autorizativo”. Ela apontou que muitos projetos “autorizam o Executivo”, mas nem por isso as medidas são implementadas.

Saúde

Veja a lista completa e atualizada das propostas da Agenda Brasil

Com informações da Agência Senado

Leia mais:

Comissão do Desenvolvimento Nacional aprova primeiros projetos da Agenda Brasil

Trabalhadores pedem debate de projeto que abre capital de empresas públicas

 

Nelson Barbosa garante que governo está conseguindo controlar gastos

To top