O Plano de Alfabetização e Elevação da Escolaridade de Jovens e Adultos do Estado do Acre, para o período de 2012-2014, foi o principal tema do pronunciamento do senador Aníbal Diniz (PT-AC) nesta terça-feira (10/04).
“O lançamento desse plano revela um ato de atenção com o que deve ser um dos principais focos de uma gestão governamental verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento do Estado”, afirmou Aníbal, ao mesmo tempo em que lembrava que analfabetismo é um problema social presente na vida de milhares de acreanos.
Aníbal também fez questão de citar os avanços dos últimos dez anos de trabalho no Estado, período em que o índice de analfabetismo caiu de 24,5%, em 1999, para 12,7%, em 2009. Os resultados demonstram uma redução de oito pontos percentuais e um total de mais de oitenta mil jovens e adultos alfabetizados.
No entanto, dados do Censo 2010 revelam que no Acre 16,5% da população jovem, adulta e idosa com idade a partir de 15 anos ainda não sabem ler e escrever. O que revela a necessidade de continuar e até fortalecer os investimentos em políticas da Educação de Jovens e Adultos.
O senador ressaltou que, pela ousadia de atender um público que precisa ser despertado para o desejo de alfabetizar-se, é que se fez necessária a elaboração do Plano de Alfabetização e de Elevação da Escolaridade de Jovens e Adultos do Estado do Acre. “Temos consciência do nosso déficit na educação e temos a certeza de que podemos enfrentá-lo”, concluiu.
Metas do Plano de Combate ao Analfabetismo no Acre
– Dar prioridade ao atendimento na zona urbana e matricular pessoas na faixa etária de
– Dar prioridade ao atendimento a mães e pais de alunos, com garantia de continuidade de estudos;
– Estabelecer novas parcerias com os governos municipais e sociedade civil organizada;
– Reduzir a evasão no programa;
– Ampliar a matrícula e melhorar a qualidade do ensino na alfabetização;
– Estimular a população do Estado do Acre em idade de trabalho a buscar o fortalecimento de sua escolaridade.
Assessoria de Imprensa do senador Aníbal Diniz