Políticas agroambientais no foco de seminário do Ipea

Evento servirá para o compartilhamento de experiências que aprimorem o agronegócio

Políticas agroambientais no foco de seminário do Ipea

Sustentabilidade, conservação ambiental e
aproveitamento das reservas legais são temas
para discussão durante o seminário do Ipea

Os desafios relacionados do crescimento da produção agropecuária com sustentabilidade estarão no foco de evento promovido na próxima semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Na terça-feira, a partir das 8h30, 13, em Brasília (DF), o Seminário Políticas Agroambientais em debate: a experiência que temos e o futuro que queremos reunirá especialistas na sede do Ipea para debate sobre as políticas agroambientais brasileiras.

Na mesa de abertura, estarão o diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, Rogério Boueri; o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Paulo Guilherme Cabral; e a técnica de Planejamento e Pesquisa do Instituto, Regina Helena Rosa Sambuichi. Na ocasião, estarão em curso quatro mesas de debate acerca de temas como agricultura familiar, Código Florestal.

Os participantes compartilharão experiências de programas e projetos desenvolvidos por organizações governamentais e não governamentais no Brasil. Entre os assuntos incluídos na pauta de discussões estão a recuperação de pastagens na Amazônia, a produção de etanol com sustentabilidade, a conservação ambiental em assentamentos da reforma agrária, a adequação ambiental de propriedades rurais, além do aproveitamento econômico de reservas legais no cerrado.

Os temas serão debatidos com a participação do público presente e os conteúdos e propostas abordados no evento serão, posteriormente, consolidados em um documento com contribuições para o aprimoramento das políticas agroambientais brasileiras. O evento servirá para o lançamento do livro Políticas Agroambientais e Sustentabilidade – desafios, oportunidades e lições aprendidas. Essa publicação serve para a difusão de subsídios a fim de orientar a formulação de políticas para a melhoria da sustentabilidade do setor agropecuário a partir da sistematização de iniciativas brasileiras de agricultura sustentável.

To top