Nesta quarta-feira (25), a Região Nordeste dá mais um importante passo na direção de uma sociedade mais justa e igualitária com o lançamento, em Natal (RN), do programa Nordeste Acolhe. A iniciativa do Consórcio Nordeste prevê o pagamento de um auxílio de R$ 500 para crianças e adolescentes órfãos de vítimas da Covid-19. O programa foi criado no âmbito da Câmara Temática da Assistência Social, composta pelas secretárias e secretários de assistência social dos nove estados da Região.
Inspirado na experiência do Estado do Maranhão, o Nordeste Acolhe estabelece diretrizes para as ações dos estados consorciados de proteção social às crianças e adolescentes em situação de orfandade, seja bilateral ou de famílias monoparentais, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.
As estimativas do consórcio apontam para a existência de pelo menos 26,5 mil órfãos no Nordeste. De acordo com o consórcio, o auxílio financeiro continuado é um “instrumento de segurança de renda e deverá ser pago mensalmente até o alcance da maioridade civil”.
“É um compromisso não apenas social mas também uma preocupação que temos com os efeitos pós-Covid”, disse o presidente do Consórcio Nordeste Wellington Dias, durante o anúncio do programa, em julho.
No evento, a governadora Fátima Bezerra também irá assinar e enviar à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte o Projeto de Lei criando o Programa RN Acolhe. Os demais estados também devem adotar o programa.