Ana Rita elogia evento como “ponte” entre União e municípios

Senadora acredita que soluções para problemas sociais são tão importantes quanto verbas e convênios.

 

 

A maioria dos administradores municipais que atenderam ao convite do governo federal para o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que se realiza nesta semana em Brasília, chegaram à Capital Federal em busca de informações sobre obras e novos instrumentos de parceria que resultem em maior participação da União em investimentos. Poucos, como a vice-prefeita de Serra, cidade da Região Metropolitana de Vitória, capital do Espírito Santo, vieram ao encontro com o diagnóstico tão preciso para corrigir uma de suas necessidades mais prementes. No caso de Serra, segundo maior município capixaba, com cerca de 400 mil habitantes, o alto número de jovens negros vítimas de violência, levou a cidade para o sétimo lugar entre os que registram o maior número dessas ocorrências.

Por essa razão, para Lourência Viani (PT), vice-prefeita de Serra, as palestras dos ministros que enfocaram problemas sociais foram as mais importantes. Na companhia da senadora Ana Rita (PT-ES), relatora da CPMI da Violência contra a Mulher, cujo mandato coloca as questões sociais como prioridade, ela enumerou as apresentações das ministras da Igualdade Racial, Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas para a Mulher, Eleonora Menicucci, da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e do secretário da Presidência da República, Gilberto Carvalho, como as mais importantes que assistiu.

Em entrevista ao site da Liderança do PT no Senado, Lourência Viani, aprova a realização de eventos como o encontro. “Essa foi à forma que o governo da presidenta Dilma encontrou para aproximar os prefeitos de todos os ministérios. Os ministros e seus assessores estão à nossa disposição para dar a orientação que precisamos para desenvolver nossos projetos e buscar recursos do Governo Federal”.

 “Conseguimos ter uma conversa inicial com diversos ministros”, diz Lourência, ao lado da senadora. “Depois, poderemos ter outras interlocuções sobre nossas prioridades, dentre elas, estão a recuperação da população de rua, a redução dos índices de violência, a melhoria da educação, através do PAC 2 e a construção de creches”, apontou. O atendimento a essas prioridades, ela espera, poderá ajudar a reduzir os índices de mortalidade de jovens negros e de violência contra a mulher.

Ana Rita, que classificou a ideia de realização do evento como “brilhante”, esse é um caminho para melhorar a situação de diversas localidades do País.  “Acredito que os prefeitos, ao se apropriar dessas informações, a partir da realidade de seu município, poderão conhecer melhor os programas e planos do governo e, orientar suas equipes para captar recursos e investir nos municípios. É um momento produtivo para que os municípios possam se preparar para enfrentar e superar os seus problemas. Muitas vezes, os municípios enfrentam dificuldades e não sabem os caminhos para enfrentar esses problemas”, disse a senadora.

Ana Rita diz ainda que não cabe apenas ao Executivo fazer essa intermediação com os gestores municipais. “Como parlamentar, também me sinto responsável para desobstruir o caminho entre o governo federal e os municípios. Nos momentos em que eu estiver com os prefeitos e vereadores dessas cidades, também poderei ajudá-los a buscar as informações necessárias junto ao governo federal. É nossa obrigação fazer essa ponte”, disse.

Leia mais:


Ana Rita: prefeitos se impressionaram com discurso de Dilma

Wellington: prefeitos devem aproveitar ao máximo parceria com União

Wellington Dias defende maior interação entre o PT e prefeitos

 

 

 

To top