Projeto do PT

Avança criação da Política Brasileira da Alimentação Escolar

Projeto do PT define novo marco legal para garantir refeição de qualidade nas escolas públicas

Agência Senado

Avança criação da Política Brasileira da Alimentação Escolar

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (3/12) a proposta da ex-senadora Janaína Farias (PT-CE) que cria a Política Brasileira da Alimentação Escolar (PBAE).

Relatada pela senadora Augusta Brito (PT-CE), a iniciativa estabelece um novo marco legal para o setor, com o objetivo de fortalecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e garantir alimentação adequada e saudável nas escolas públicas.

O texto define diretrizes para a oferta de alimentação escolar na educação básica, determinando que o governo deve fornecer refeições saudáveis, seguras, variadas e adequadas à idade, ao estado de saúde e à cultura dos estudantes. A proposta reforça princípios como segurança alimentar, igualdade de acesso e atenção especial a alunos em situação de vulnerabilidade.

Entre as diretrizes, estão o atendimento universal, a inclusão da educação alimentar e nutricional no currículo, a participação da comunidade no controle social, o incentivo à compra de alimentos da agricultura familiar — especialmente de povos e comunidades tradicionais —, a fiscalização por órgãos de controle e a promoção internacional das políticas de alimentação escolar.

“A autora destaca que o PNAE é uma das mais exitosas políticas públicas do Brasil. Por isso, defende o aprimoramento dessa iniciativa por meio da criação da Política Brasileira de Alimentação Escolar, ampliando seu status legal e permitindo ao Poder Público dar novos saltos de qualidade no oferecimento de alimentação saudável em nossas escolas”, afirma a senadora Augusta Brito.

A proposta segue agora para análise da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

To top