Projeto do PT

Avança proposta de isenção de imposto de renda para pensão alimentícia

Proposta do senador Fabiano Contarato passará por nova votação na Comissão de Assuntos Econômicos antes de ir para a Câmara dos Deputados

Alessandro Dantas

Avança proposta de isenção de imposto de renda para pensão alimentícia

Projeto de Fabiano Contarato foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (9/7) o Projeto de Lei (PL 2.764/2022), de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que isenta as pensões alimentícias do recolhimento de Imposto de Renda. O texto recebeu relatório favorável do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). 

O PL 2.764/2022 ainda passará por nova votação na CAE antes de seguir para a Câmara dos Deputados. A matéria altera a Lei 7.713/1988, para deixar claro que o imposto não incide sobre os valores recebidos a título de pensão alimentícia. 

O senador Fabiano Contarato lembrou, na justificação do projeto, que o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu pela inconstitucionalidade da cobrança do imposto sobre alimentos. 

“O imbróglio sobre a incidência, ou não, de Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas sobre valores recebidos a título de alimentos ou pensão alimentícia oriundos do direito de família foi finalmente resolvido”, argumentou o senador, em referência a decisão do STF. 

Para o senador Randolfe Rodrigues, a proposta é meritória, já que atualiza a legislação do imposto de renda e coíbe qualquer possibilidade de interpretação equivocada sobre o tema.  

Segundo ele, a mudança não tem impacto sobre o Orçamento da União, já que desde 2022 a Receita Federal aplica o entendimento do STF. 

To top