economia

Avanço da atividade econômica mostra crescimento firme do país, apontam senadores

O IBC-Br avançou 0,2% em agosto ante julho. No ano, a alta é de 2,9%. Na comparação com o mesmo período de 2023, o crescimento é de 3,1%

José Paulo Lacerda/CNI

Avanço da atividade econômica mostra crescimento firme do país, apontam senadores

Considerado uma espécie de termômetro do PIB, o indicador ficou acima da expectativa de analistas

O Banco Central informou nesta segunda-feira que o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado um sinalizador do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), avançou 0,2% em agosto sobre o mês anterior.

Os dados do IBC-Br mostram ainda que, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o índice teve alta de 3,1% em agosto, enquanto no acumulado em 12 meses chegou a um avanço de 2,5%. Neste ano, a alta já é de 2,9%.

De acordo com o senador Rogério Carvalho (PT-SE), o resultado positivo registrado pelo IBC-Br é “um claro reflexo do compromisso do governo do presidente Lula com o crescimento sustentável e a justiça social”.

“Este resultado não é obra do acaso. É fruto de uma gestão que prioriza a retomada do investimento, a geração de empregos e a inclusão social, garantindo que o crescimento econômico beneficie todos os brasileiros”, ressaltou Rogério Carvalho.

Efeito Lula: IPCA-15 desacelera para 0,19% em agosto, abaixo das projeções

Na avaliação do senador Paulo Paim (PT-RS), esse é mais “um sinal muito positivo” de que a economia brasileira tem crescido de forma constante e firme durante a gestão Lula.

“É um sinal muito positivo. O Brasil está caminhando para uma economia firme, conectada com o crescimento do setor produtivo, oferecendo oportunidades e gerando emprego e renda, além de promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida. O caminho ainda é longo, mas estamos avançando. Há muito a ser feito”, apontou Paulo Paim.

Mercado volta a revisar projeções de crescimento, e PIB pode subir 2,5% em 2024

Além disso, o senador Rogério Carvalho comentou que, sob a liderança de Lula, “temos visto um governo que não cede às pressões do mercado ou do imediatismo, mas que trabalha com responsabilidade e visão de longo prazo”.

“Os números refletem a confiança que o Brasil está reconquistando no cenário internacional e entre os investidores, e mostram que o caminho que escolhemos é o correto. Vamos seguir avançando, com firmeza, confiantes de que o Brasil está em boas mãos e que ainda há muito mais por vir. Lula tem o compromisso e a experiência para nos levar a um futuro de prosperidade e justiça para todos”, acrescentou o senador sergipano.

Arrecadação da União bate recorde em julho: R$ 231,04 bi

O líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), destacou que o crescimento registrado em agosto sinaliza que o governo do presidente Lula tem tomado as medidas corretas para fazer o Brasil se desenvolver de forma consolidada e sustentável.

“A política econômica do nosso governo segue acumulando resultados positivos, com inflação sob controle, aumento do emprego, da renda e do PIB. Esse é o caminho para melhorar a vida das famílias brasileiras, prioridade do presidente Lula”, disse o senador.

O IBC-Br é composto por diversos elementos econômicos, que são: Produção industrial, Comércio, Serviços, Agropecuária, Impostos sobre produtos líquidos de subsídios.

To top