Homenagem

Bancada do PT no Senado lamenta falecimento da rainha Elizabeth II

Senadores destacaram trajetória longeva e admirada da monarca e prestaram condolências ao povo britânico  
Bancada do PT no Senado lamenta falecimento da rainha Elizabeth II

Foto: Reprodução

Os senadores da bancada do PT manifestaram pesar pelo falecimento da rainha Elizabeth II, ocorrida nesta quinta-feira (8), na Escócia, aos 96 anos de idade.

O líder do PT no Senado, Paulo Rocha (PA), prestou condolências ao povo britânico em nome dos demais senadores e enalteceu a história construída durante toda sua vida.

“Em nome da bancada do PT no Senado, presto condolências à população do Reino Unido e aos familiares da rainha Elizabeth II pelo seu falecimento. Foi uma figura pública que marcou a história de diversos governos durante o seu reinado”, disse.

O senador Humberto Costa (PT-PE), presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), destacou o fato de Elizabeth II ter tido a oportunidade de ter três mulheres como primeira-ministra ao longo de seu reinado.

“A mais longeva soberana do Ocidente, uma grande mulher que teve a oportunidade de ter três mulheres como sua primeira-ministra em suas sete décadas de monarca. Nosso pesar ao povo britânico pela perda da sua chefe de Estado”, disse.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES), vice-presidente da CDH, afirmou que “o mundo se despede de uma liderança política que fez história no século XX”. “Monarca longeva e admirada, Elizabeth II foi chefe de Estado de um império que moldou os rumos do mundo. Sua memória inspira respeito e inclui relações sempre amistosas com o Brasil”, destacou.

Já o senador Jean Paul Prates (PT-RN), líder da Minoria, classificou esta quinta-feira como “um dia triste”. “Presto minhas condolências ao povo britânico, que hoje perdeu a Rainha Elizabeth II após um reinado de 70 anos marcado por inúmeros acontecimentos históricos”, lembrou.

Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o príncipe Charles, deve assumir o trono de rei do Reino Unido.

 

Leia mais:

Nota de pesar pelo falecimento da rainha Elizabeth II

To top