Bolsa Família: Governo vai usar SMS e monitorar saques

Segundo Tereza, a medida vai se somar a
outros mecanismos de controle do
pagamento dos benefícios

O Governo Federal informou que vai passar a fazer um monitoramento “mais fino” dos saques realizados pelos beneficiários do programa Bolsa Família durante os finais de semana. Segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, a medida vai se somar a outros mecanismos de controle do pagamento dos benefícios.

A finalidade é permitir uma resposta mais rápida a problemas como os tumultos registrados no último fim de semana em agências bancárias da Caixa Econômica Federal e lotéricas de 12 estados. “Estamos avaliando a forma de termos um monitoramento mais fino do que aquele que acontece em movimentação durante o fim de semana para podermos detectar esse tipo de situação mais rapidamente”, disse a ministra ao fim do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

O Governo Federal já começou a implantar um sistema de envio de mensagens de texto a telefones celulares, as SMS, dos beneficiários do Bolsa Família. O objetivo da iniciativa é evitar problemas como o ocorrido no último fim de semana. “Ontem [segunda-feira, 20], iniciamos um serviço de mensagem para quem tem telefone. Pela Caixa Econômica Federal, mandamos mensagem informando sobre o calendário. Estamos avaliando esse serviço disponível para que a informação chegue rapidamente ao beneficiário”, disse a ministra.

“Hoje temos condições de acompanhar qualquer coisa que aconteça no Bolsa Família, em qualquer lugar do País. Infelizmente, como nunca tínhamos tido esse tipo de situação e como a boataria se espalhou durante o fim de semana, não pudemos dar esse apoio à população”, disse.

Continuidade do programa
Durante a entrevista, a ministra reforçou que o Governo Federal jamais cogitou extinguir o programa de transferência de renda que beneficia 13,8 milhões de famílias e que, este ano, quando completa dez anos, conta com um orçamento de R$ 24 bilhões. Tereza Campello também pediu que as famílias procurem manter atualizados seus cadastros, informando inclusive o número de telefones de contato.

“A população tem que se tranquilizar e seguir o calendário. Garantimos que os pagamentos continuam acontecendo normalmente”, acrescentou a ministra, lembrando que a origem dos boatos de que o Governo Federal extinguiria o programa ou de que um bônus pelo Dia das Mães estaria sendo pago apenas até domingo (19) está sendo investigada pela Polícia Federal (PF). O inquérito foi aberto ontem por determinação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Para a ministra, os transtornos não afetam a imagem do programa, já que, desde ontem, o atendimento foi normalizado, e os beneficiários puderam esclarecer suas dúvidas diretamente nas agências bancárias ou lotéricas. “Desorganizar e desestabilizar o Bolsa Família não pode interessar a ninguém. Os principais prejudicados foram as famílias”, concluiu a ministra.

Viana considera o boato “criminoso”

jorge_viana5c2

“É óbvio que, neste momento, todos nós,
oposição e situação, temos que reconhecer
que foi uma situação gravíssima”

O senador Jorge Viana (PT-AC), vice-presidente do Senado, caracterizou, como ato criminoso o boato sobre o fim do programa Bolsa Família.

“Deixar não milhares, mas um milhão de pessoas numa situação como essa nos chocou a todos”, disse. “É óbvio que, neste momento, todos nós, oposição e situação, temos que reconhecer que foi uma situação gravíssima. A concentração e a invasão de prédios poderiam ter causado a morte de várias pessoas no final de semana”, analisou.

O senador considerou acertada a decisão da presidente Dilma Rousseff de determinar a abertura de inquérito pela Polícia Federal para investigar a origem dos boatos e, eventualmente, os responsáveis. “Vi o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso se posicionar, dizendo que vai pôr a própria Polícia Federal na busca de identificar se houve uma ação criminosa e por parte de quem”, ressaltou Viana. “Acho que essa é uma atitude sensata e que certamente tem o apoio de todos”.

Compromisso com o Bolsa Família 

dilma_Pernambuco

“É algo absurdamente desumano esse boato.
Além de ser desumano, ele é criminoso”

A presidenta Dilma Rousseff também, na última segunda-feira (20), criticou o boato sobre o fim do programa e assegurou o compromisso do Governo Federal com a sequência do programa. Ela fez um apelo aos brasileiros para que não acreditem nos pessimistas e, sobretudo, nos boatos.

“Queria deixar claro que o compromisso do meu Governo com o Bolsa Família é forte, profundo e definitivo. É algo absurdamente desumano esse boato. Além de ser desumano, ele é criminoso. Por isso colocamos a Polícia Federal para descobrir a origem do boato, que tinha por objetivo levar a intranquilidade a milhões de brasileiros que nos últimos dez anos estão saindo da pobreza extrema”, ressaltou a presidenta da República durante a cerimônia que marcou o início da operação do navio-petroleiro Zumbi dos Palmares, no Porto de Suape, em Pernambuco.

Com informações de agências de notícias

Leia mais:

Bolsa Família: saques voltam ao cronograma normal, afirma Caixa

Polícia Federal investiga boato sobre fim do Bolsa Família

 

To top