Brasil precisa fortalecer indústria de processamento de minerais raros

Proposta do senador Rogério Carvalho regras para exportação de terras consideras raras não transformadas

Alessandro Dantas

Brasil precisa fortalecer indústria de processamento de minerais raros

As terras raras são de importância crítica e estratégica para a economia global e a segurança nacional, pois são insubstituíveis na fabricação de tecnologias de ponta e essenciais para a transição energética.

Pensando nisso, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) apresentou o PL 2197/2025 para estabelecer regras para a exportação de minerais contendo elementos terras raras não beneficiados ou não transformados.

Na avaliação do senador, o Brasil precisa garantir o fortalecimento da indústria de forma que o país não se torne apenas um exportador dos minerais brutos, mas que domine as tecnologias de processamento desses recursos.

“Precisamos de regras que obriguem a nós mesmos a fazer o beneficiamento desses minérios, pelo menos uma grande parte deles, para incorporar tecnologia e fazer o investimento necessário para que a gente domine essa tecnologia”, alertou.

A proposta é uma das prioridades do senador para o ano de 2026 e, no momento, encontra-se em análise na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado.

To top