Comissões

CAS: Humberto buscará aproximar comissão da sociedade

Senador foi eleito, por aclamação, presidente da Comissão de Assuntos Sociais pelos próximos dois anos
CAS: Humberto buscará aproximar comissão da sociedade

Foto: Alessandro Dantas

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou nesta quarta-feira (8), logo após ser aclamado como presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que uma das suas metas será aproximar o colegiado da sociedade por meio de diligências que possam aproximar os parlamentares da realidade vivida pela sociedade brasileira. Essa é a primeira vez que o Partidos dos Trabalhadores preside a CAS.

“Quero organizar diligências para que possamos conhecer in loco os problemas da população. Tive a oportunidade de dirigir a CDH nos últimos dois anos e entendo que o Parlamento precisa ir à sociedade”, disse. “Pretendo fazer com que todos nós possamos ter protagonismo e possamos cumprir nosso dever com as pessoas que nos elegeram”, complementou.

Humberto, que terá a senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) na vice-presidência, apresentou aos colegas um conjunto de compromissos que pretende colocar em prática estando à frente da CAS. Dentre eles, de ser democrático na condução dos trabalhos para que todos os senadores, todas as senadoras, todos os partidos e blocos possam ter suas visões e proposições consideradas.

“Procurarei dividir de maneira democrática a distribuição dos projetos que serão analisados por esta comissão”, destacou.

Na área da saúde, o senador explicou que o colegiado será fundamental nos debates acerca do processo de reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Parlamento terá um papel importante. Devemos, juntos, conduzir esse trabalho”.

Outra área que a participação da CAS será essencial, segundo Humberto, é na reestruturação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que passa pela reestruturação do Bolsa Família.

“Podemos discutir essa temática e, também, teremos a oportunidade de construirmos audiências para contribuirmos no debate. Assim como podemos fazer na área do trabalho e da Previdência”, salientou.

Comissão de Meio Ambiente
O PT no Senado também estará representado na Comissão de Meio Ambiente (CMA). O senador Fabiano Contarato, líder do PT no Senado, foi eleito para ser o vice-presidente do colegiado. Na presidência estará a senadora Leila Barros (PDT-DF).

Foto: Alessandro Dantas

“Nós temos a responsabilidade de entender que é perfeitamente possível caminhar de mãos dadas a sustentabilidade e a geração de emprego e renda”, disse Contarato.

Ele chamou atenção para o fato de o Brasil já ter uma legislação de proteção ambiental que prevê o crime de poluição. Contarato alertou que as comunidades mais carentes são fortemente afetadas com a destruição do meio ambiente.

“Quando falamos em preservação ambiental, falamos da camada hipossuficiente [da sociedade]. Falamos dos povos indígenas vítimas de um verdadeiro genocídio, da autorização de mais de mil e quinhentos agrotóxicos no governo anterior. Por isso, temos que fortalecer os órgãos de fiscalização, acabar com o assédio moral aos funcionários do Ibama e ICMBio e precisamos fortalecer a Funai”, elencou.

Por fim, Contarato afirmou ser fundamental “dar vida” ao artigo 225 da Constituição Federal, no qual afirma que todos temos direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

To top