A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta segunda-feira (7) a realização de diligência do colegiado ao estado do Rio de Janeiro para acompanhar as investigações e desdobramentos relacionados ao assassinato do refugiado congolês, Moïse Kabagambe. O autor do requerimento é o presidente da CDH, senador Humberto Costa (PT-PE).
“Moïse Kabagambe foi brutalmente assassinado. Ele estava no País há alguns anos e na condição de refugiado, sua integridade física, psicológica e moral é obrigação do governo federal. No entanto, ele foi vítima de uma morte que chocou o mundo. As investigações preliminares dão conta de que os possíveis autores desse crime guardam laços de proximidade com as milícias do Rio de Janeiro”, disse o senador.
Na mesma reunião, a CDH aprovou requerimento de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) para realização de audiência pública conjunta com a Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados (CMMIR). O evento será realizado nesta terça-feira, a partir das 9 horas.
“O Brasil e o mundo assistiram o massacre acontecido. Cada semana, infelizmente, acontecem casos, como esse, de massacre do povo negro, de refugiados e imigrantes”, destacou o senador Paim, presidente da CMMIR.