Direitos Humanos

CDH aprova realização de diligência para acompanhar caso Moïse

Colegiado aprovou requerimento para acompanhar desdobramentos da investigação do assassinato
CDH aprova realização de diligência para acompanhar caso Moïse

Foto: Alessandro Dantas

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta segunda-feira (7) a realização de diligência do colegiado ao estado do Rio de Janeiro para acompanhar as investigações e desdobramentos relacionados ao assassinato do refugiado congolês, Moïse Kabagambe. O autor do requerimento é o presidente da CDH, senador Humberto Costa (PT-PE).

“Moïse Kabagambe foi brutalmente assassinado. Ele estava no País há alguns anos e na condição de refugiado, sua integridade física, psicológica e moral é obrigação do governo federal. No entanto, ele foi vítima de uma morte que chocou o mundo. As investigações preliminares dão conta de que os possíveis autores desse crime guardam laços de proximidade com as milícias do Rio de Janeiro”, disse o senador.

Na mesma reunião, a CDH aprovou requerimento de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) para realização de audiência pública conjunta com a Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados (CMMIR). O evento será realizado nesta terça-feira, a partir das 9 horas.

“O Brasil e o mundo assistiram o massacre acontecido. Cada semana, infelizmente, acontecem casos, como esse, de massacre do povo negro, de refugiados e imigrantes”, destacou o senador Paim, presidente da CMMIR.

To top