CGU prepara Conferência de Transparência

O ministro falou ainda sobre a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial) e a reunião Anual da Parceria para Governo Aberto (OGP), que será realizada em Brasília, entre os dias 18 e 20 de maio, com representantes de 53 países, entre eles a Secretaria de Estado dos Estados Unidos, Hilary Clinton.

Já chega a 2.750 o número de municípios envolvidos nos preparativos para a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), cuja etapa nacional vai acontecer no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília,. Promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU), a Consocial objetiva traçar diretrizes de atuação para assegurar a efetividade das políticas públicas de promoção da transparência e da participação social, além de fazer um diagnóstico sobre a adoção e implementação dessas políticas nos âmbitos municipal, estadual, distrital e nacional.

Foram realizadas até agora 839 conferências municipais, 186 regionais, 166 livres, 15 estaduais e uma distrital, totalizando 1.207 conferências, que envolveram, por sua vez, quase 50% dos municípios brasileiros. Onze conferências estaduais ainda serão realizadas nos próximos dias. Nas conferências já realizadas, foram eleitos mais de dez mil delegados (57% da sociedade civil, 29% do poder público e 14% de representantes de conselhos de políticas públicas), tendo sido apresentadas mais de 18 mil propostas e diretrizes. A expectativa é que se tenha 1 milhão de pessoas mobilizadas até o final do processo conferencial.

Com informações da Agência Brasil

 

Leia mais:

Brasil sediará evento internacional de combate à corrupção

Lei de Acesso à Informação começa a valer dia 16

Acesso à Informação: Hage vê “explosão de demanda”

To top