Despedida: Marta recebe homenagens e abre as portas do Ministério da Cultura

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) iniciou os trabalhos do plenário da Casa, nesta quarta-feira (12/09), agradecendo aos colegas de Parlamento pela experiência dos últimos 20 meses atuando na casa revisora do Congresso Nacional. A vice-presidenta do Senado deixa a Casa, nesta quarta-feira (12/09), para assumir o Ministério da Cultura.

“Hoje é meu último dia como senadora, e quero dizer a todos os caros companheiros e companheiras, senadores e senadoras, que foi um grande momento, uma grande experiência de vida poder participar desses quase dois anos e compartilhar tantas alegrias, dificuldades, frustrações e fazer tanta coisa boa que conseguimos fazer por nosso País”, disse.

Logo após seu comentário, diversos senadores elogiaram a atuação da senadora, que na próxima quinta-feira (13/09), será nomeada pela presidenta Dilma Rousseff como ministra da Cultura, em substituição a Ana de Hollanda.

Após ler o ofício da saída da senadora, o presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), destacou a dedicação de Marta à frente dos trabalhos no Senado, e agradeceu a ajuda que sempre ofereceu na condução dos trabalhos. “A senadora Marta é uma mulher excepcional, com um grande espírito público e uma grande capacidade. A cultura nacional ganhará muito com a sua ida para a pasta”, elogiou. “Serei um dos mais prejudicados, afinal, a senadora conduziu a presidência em diversas votações importantes e polêmicas”, brincou e recebeu um beijo da senadora petista.

O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (PT-BA), disse que a escolha de Marta para liderar a pasta do Ministério da Cultura é um reconhecimento do trabalho realizado pela senadora e pela bancada do partido. “Não só a bancada do PT, mas todo o Senado reconhece o grande trabalho da senhora à frente desta Casa. A cultura tem sido uma das portas mais eficazes para criação de oportunidades à vida das pessoas”, disse.

“Apesar da despedida, o dia de hoje também é de alegria, pois, indicamos uma pessoa competente para o cargo de vice-presidente. Aníbal Diniz tem agora essa nobre tarefa de representar a nós todos na Mesa, uma tarefa que a senadora Marta cumpriu muito bem”, destacou Pinheiro, mencionando o senador Aníbal Diniz (PT-AC), escolhido para suceder Marta na vice-presidência da Casa.

Legado
Durante o período em que esteve como senadora, Marta Suplicy utilizou das atribuições da vice-presidência para reestruturar o sistema de saúde do Senado e torná-lo mais eficiente e com menos custos para os cofres públicos.

Além disso, a senadora também foi autora e relatora de matérias importantes como o projeto que regulamenta a profissão de cuidador de idoso, a proposta que autoriza imunização gratuita contra o HPV pela rede do SUS, além da reestruturação do uso do caixa do FGTS. Marta também se dedicou a luta pela criminalização da homofobia e outras formas de preconceito.

Rafael Noronha

Foto: Agência Senado

Leia mais:

Aníbal Diniz assume vice-presidência do Senado Federal

Expectativa positiva do setor cultural com Marta à frente do MinC


Marta Suplicy assume Ministério da Cultura e ganha apoio no twitter


Diniz é elogiado pela bancada e se diz feliz e honrado com o desafio


To top