Direitos Humanos

Comissão aprova garantia de licença remunerada para gestantes em pandemias

Proposta do senador Rogério Carvalho cria regras para pagamento de benefícios para gestantes impedidas de trabalhar em decorrência da emergência em saúde pública

Alessandro Dantas

Comissão aprova garantia de licença remunerada para gestantes em pandemias

Projeto de Rogério Carvalho segue para a Comissão de Assuntos Sociais do Senado

Mulheres gestantes estão mais próximas de conquistar o direito de se licenciar do trabalho em casos de emergência em saúde pública, como ocorreu no caso da pandemia da Covid-19. A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (2/8) o Projeto de Lei 1701/2021, de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE).

Se pela natureza da atividade não for possível à gestante realizar o trabalho a distância em decorrência da emergência em saúde pública de importância nacional reconhecida pelo governo, a mulher passará a ter direito à licença-gestante desde a confirmação até o término da gravidez.

O projeto também cria o salário-gestante, de valor equivalente à remuneração integral da trabalhadora, ou à média dos últimos seis meses, em casos de remuneração variável, a ser pago enquanto durar a licença.

De acordo com a proposta, nos casos de trabalhadoras domésticas e de empregadas por micros e pequenas empresas ou por microempreendedores individuais, o salário-gestante deverá ser pago pela Previdência Social. Nos demais casos, o benefício deverá ser pago pelos próprios empregadores.

Rogério Carvalho argumenta que o objetivo é “garantir a segurança tanto da gestante quanto da vida que carrega, em casos em que a empregada não possa exercer suas atividades em regime de trabalho remoto”.

O projeto segue para análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

To top