economia

Líder exalta sequência de notícias positivas na economia

Para líder do PT no Senado, melhoria no otimismo do mercado com a economia reflete decisões acertadas do governo Lula para o setor
Líder exalta sequência de notícias positivas na economia

Foto: Alessandro Dantas

A imprensa vem noticiando, desde a última semana, o aumento do otimismo do mercado com relação ao desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano. Na semana retrasada, Bradesco, Santander e ABC Brasil já haviam revisado suas projeções para o PIB. Na última semana, foi a vez de Itaú e XP Investimentos aumentarem as estimativas para a expansão da atividade econômica, passando a prever alta de 1,4%. Anteriormente, a expectativa de crescimento era de 1,1%.

As projeções dos economistas consultados pelo Banco Central para o Boletim Focus da última semana também indicaram para a expansão de 1% da economia. Um mês atrás, a expectativa era de crescimento de 0,90% e, no começo do ano, de 0,78%.

Segundo o Itaú, os bons resultados de curto prazo da economia brasileira contribuíram para a melhora das previsões do PIB de 2023.

“O otimismo do mercado com a revisão de crescimento do PIB nada mais é do que a confirmação de que as medidas econômicas adotadas pelo governo Lula estão no caminho certo. Com responsabilidade econômica e fiscal, vamos fazer o Brasil voltar a crescer e reconstruir o país”, declarou Fabiano Contarato (ES), líder do PT no Senado.

Além da proposta da nova regra fiscal, enviada pelo governo Lula para análise do Congresso Nacional, o Executivo também editou a Medida Provisória (MP 1171/23) que altera a base de cálculo e aumenta a faixa de isenção da tabela progressiva do Imposto de Renda a partir deste mês.

De acordo com a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco), a iniciativa deve injetar R$ 6,67 bilhões na economia no período de um ano. Destes, R$ 4,4 bilhões já em 2023.

To top