A pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta segunda-feira (28) mostra um massacre: além de Lula vencer no primeiro turno, se as eleições fossem hoje, o ex-presidente derrota os adversários em todo e qualquer cenário.
Segundo o levantamento, Lula derrotaria os demais pré-candidatos à presidência da República mesmo no segundo turno. O documento mostra cenários contra Jair Bolsonaro, com 47% a 16% a favor do petista, Marina (45% a 14%) e Geraldo Alckmin (47% a 11%).
A situação é tão confortável para o petista que ele vence em qualquer cenário simulado: votos espontâneos e estimulados; homens e mulheres; jovens, adultos e idosos; ensinos fundamental, médio e superior; e rendas (seja até dois salários mínimos, entre dois e cinco salários e acima de cinco salários).
Lula também tem larga vantagem por região, vencendo no Centro-Oeste/Norte, Nordeste, Sudeste e Sul – tanto nos votos estimulados quanto espontâneos.
O diretor do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, chama a atenção para o desempenho pífio dos candidatos ligados a Michel Temer (MDB-SP).
“Apesar do proselitismo de parte da imprensa brasileira, eles patinam em índices muito baixos. Entre eles, o que mais chama a atenção é o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), que está aquém do que alcançaram outros candidatos tucanos no passado”.
“Parece que a opinião pública não perdoa o comportamento do partido de 2014 para cá”, diz Coimbra.
Ao todo, foram entrevistadas 2 mil pessoas em 121 municípios, entre os dias 19 e 23 de maio. A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.
Nas redes sociais, senadores e senadoras do PT repercutiram a pesquisa:
Lula tem mais votos do que a soma dos 13 adversários pesquisados pelo Instituto. Ainda se houvesse segundo turno, ele derrotaria qualquer outro candidato!https://t.co/WUGr4bHOA2
— Lindbergh LULA Farias (@lindberghfarias) 28 de maio de 2018
CUT/Vox: Com 39% das intenções de voto, Lula vence no primeiro turno https://t.co/qV4pJTzaY8
— Humberto Costa (@humbertocostapt) 28 de maio de 2018
Apenas que… pic.twitter.com/6iq0P0OPsL
— Regina Sousa Lula (@ReginaSousa_01) 28 de maio de 2018