
O senador Paulo Paim (PT-RS), em pronunciamento nesta quarta-feira (17/6), destacou que o Senado realizará, em 1º de julho, uma sessão de debates temáticos sobre a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1. Segundo ele, a iniciativa foi acertada em conversa com o senador Davi Alcolumbre (União-AP). Na mesma data, haverá uma reunião entre os representantes das centrais sindicais e o presidente do Senado.
A PEC 221/2019, já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e atualmente em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Paim também relatou em plenário a realização de uma reunião com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos. Segundo o senador, Melo afirmou que a entidade não se opõe à redução da jornada para 40 horas semanais sem redução salarial.
Bancada petista garante que trabalhadores serão ouvidos em debate sobre 6×1
Apesar disso, o senador explicou que o gestor mostra preocupação com a adaptação dos contratos vigentes no serviço público, especialmente os terceirizados.
“Foi importante ouvir que os prefeitos não são contra a redução da jornada de trabalho. Eles querem apenas discutir de forma mais aprofundada a questão da transição”, disse Paim.
Ao defender a proposta, o senador Paulo Paim ainda afirmou que a redução da jornada de trabalho contribui para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, com reflexos na saúde, na convivência familiar, na educação e no lazer. Ele também argumentou que a medida pode impulsionar a economia ao ampliar o consumo e estimular a geração de empregos. “Mais tempo livre significa mais circulação de pessoas nas cidades, mais consumo e mais vendas para o comércio. Estamos falando de qualidade de vida para milhões de brasileiros e também de estímulo à economia”, afirmou.



