Dilma anuncia prorrogação da redução do IPI para automóveis

A presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta quarta-feira (24/10), durante cerimônia de abertura do 27º Salão Internacional de Automóveis de São Paulo, a prorrogação da redução de IPI até 31 de dezembro. O regime especial iria terminar no final deste mês. Além do anúncio, Dilma também defendeu a substituição da importação de componentes automotivos por outros fabricados no País, medida presente no novo regime automotivo brasileiro, o Inovar-Auto.

“Este País terá de ser um lugar no qual se gere elos e cadeia produtiva sustentáveis da indústria de autopeças, de automotores e transmissão, complementada com a produção internacional, mas aqui tem que ter essa produção. Não é possível que a gente ache que o nosso País não é capaz de gerar conhecimento científico e tecnológico na indústria automobilística”, disse.

Para Dilma, o regime automotivo é fruto de um novo momento do País, com a ascensão de 40 milhões de pessoas à classe média, que passaram a ter acesso ao crédito e a vislumbrar a possibilidade de comprar o carro com que sempre sonharam. “Nós queremos gerar tecnologia. Nosso País tem o desafio da produção, e produzir vai significar para o País ter uma enorme capacidade de inovar”, completou.

O Inovar-Auto visa incentivar a substituição de componentes importados por nacionais, a competitividade, a fabricação de carros mais seguros e econômicos e o investimento em pesquisa e desenvolvimento. As empresas que se comprometerem com as metas do programa poderão usufruir de um crédito presumido do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de até 30 pontos percentuais.

Com informações de agências de notícias

Leia mais:
Pimentel: Brasil crescerá em 2014 mais do que a média mundial

Pinheiro comemora regulamentação do Inovar Auto

Carro que gastar menos combustível terá menos incentivo fiscal

Mantega: Governo quer preços menores e carros mais modernos

To top