Diretores de escolas públicas brasileiras farão intercâmbio nos Estados Unidos

A partir de 10 de outubro, começa o intercâmbio de três semanas de diretores de escolas públicas brasileiras nos Estados Unidos. As atividades começam em Washington, capital dos EUA, onde os diretores participarão, com colegas norte-americanos e de demais países que integram o intercâmbio, do Seminário sobre Gestão e Lideranças Escolares. Em seguida, serão divididos em grupos e enviados aos estados do Arizona, Texas, de Minnesota, Illinois, Nova York e da Califórnia para avaliar as práticas dos sistemas de gestão na educação americana. O término do intercâmbio está marcado para 4 de novembro.

O diretor do Departamento de Cultura, Educação e Imprensa da Embaixada dos Estados Unidos, John Matel, avaliou a importância dos docentes conhecerem o método educacional americano durante o intercâmbio e, assim, adotar as boas práticas de gestão. “Os desafios da educação dos dois países são semelhantes, porém, acredito que o maior problema que atinge as escolas brasileiras é a falta de infraestrutura. Assim como os EUA, o Brasil é um país muito grande em termos de território, e a distribuição de recursos acaba sendo desigual. Percebi que em alguns lugares é difícil o acesso das crianças às escolas, e até mesmo o espaço físico é muito precário”, disse à Agência Brasil.

Após retornarem ao Brasil, os diretores participarão da entrega do Prêmio Gestão Escolar – Escola Destaque Brasil, criado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A cerimônia, que acontecerá em São Paulo, no dia 5 de novembro, busca valorizar o desenvolvimento das escolas públicas do Brasil. A instituição vencedora será premiada com R$30 mil.

Informações da Agência Brasil 

To top