Pedido de explicações

Fabiano Contarato quer explicações sobre uso político do IPEA

Senador apresentou requerimento para que presidente do órgão explique dados que contestam aumento da fome no Brasil
Fabiano Contarato quer explicações sobre uso político do IPEA

Foto: Alessandro Dantas

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) apresentou requerimento de convite ao presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Erik Alencar de Figueiredo, para que ele explique à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) a nota do órgão, divulgada em 17 de agosto, que contesta o aumento da fome no Brasil durante o governo atual.

Os dados da peça foram apresentados em entrevista coletiva com a presença, além do presidente do órgão, do ministro da Cidadania, Ronaldo Bento. Antes de assumir o IPEA, Figueiredo foi subsecretário de Política Fiscal do Ministério da Economia.

“Estou solicitando que o presidente do IPEA venha ao Senado explicar a nota falsamente ‘técnica’ que ele assinou para maquiar dados gritantes do crescimento da fome no Brasil sob o desgoverno Bolsonaro. A desnutrição e a insegurança alimentar desesperam a população. Não calaremos”, disse o senador.

Além de ter dados questionados até mesmo pelos seus colegas, o documento também tem sido alvo de críticas por ter sido assinado exclusivamente por Erik Alencar de Figueiredo, o que contraria os protocolos para publicação de estudos e pesquisas conduzidos por servidores do órgão.

“A divulgação de pesquisas pela entidade está condicionada a avaliação e aprovação prévia dos pares como forma de preservação da qualidade e do rigor dos trabalhos divulgados”, aponta o senador Contarato na justificação do requerimento.

No documento apresentado, Figueiredo defende o governo atual com o argumento de que o possível aumento da fome deveria ter resultado expressivo no aumento de internações por doenças decorrentes da fome e desnutrição, além do aumento de crianças nascendo com peso abaixo do ideal. Estudo da rede Penssan mostra o agravamento do quadro social do Brasil que, hoje, tem 33 milhões de pessoas passando fome.

Os dados apresentados pelo presidente do IPEA, segundo Contarato, dispõe de “nítidas distorções metodológicas e de dados oficiais, o que caracteriza, em pleno período eleitoral, uma tentativa de contorcionismo argumentativo para maquiar a realidade social vigente”.

Servidores denunciam presidente do IPEA
O Sindicato Nacional dos Servidores do IPEA apresentou denúncia junto a Procuradoria Regional de República (PGR) contra o presidente do órgão e o Ministro da Cidadania por dar publicidade ao atual governo, desrespeitando as regras internas do Instituto.

Na ação, a categoria alega que os servidores não foram informados sobre o discurso, além de terem ferido as regras de conduta dos agentes públicos no período eleitoral.

A entidade requer, da PGR, a tomada de providências quanto à averiguação dos fatos denunciados, com o objetivo de “conter possíveis abusos de poderes econômico, midiático e político”.

To top