Humberto comemora aumento da participação do Nordeste no PIB nacional

O senador Humberto Costa (PT-PE) comemorou nesta quinta-feira (24) o crescimento da participação do Nordeste no Produto Interno Bruto (PIB). As contas regionais referentes a 2009, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, entre 2008 e 2009, a participação do Nordeste no PIB cresceu 0,4 ponto percentual.

Costa atribuiu o crescimento ao processo de reversão da concentração de desenvolvimento, que, segundo ele, iniciou-se no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tem continuidade na administração de Dilma Rousseff. “A marca profunda do desequilíbrio regional que o Brasil, no passado, vergonhosamente ostentou vem agora sendo apagada e, em seu lugar, o país imprime os contornos da inclusão social e do crescimento mais igualitário para todos os brasileiros” garantiu o senador petista.

Apesar de o crescimento ter sido verificado na maioria dos estados a região, o senador considera Pernambuco, estado que representa, um destaque. Entre 2008 e 2009, a participação do estado no PIB brasileiro subiu de 2,3% para 2,4%, o que, segundo Costa, é mais significativo do que parece.

“Se olharmos apenas os percentuais, essa diferença pode parecer pequena, mas, como disse o presidente da Agência Condepe/Fidem, do governo do estado de Pernambuco, Antônio Alexandre da Silva, em entrevistas aos jornais do estado, isso representa um crescimento nominal de 10% na economia”, afirmou o líder do PT.

Humberto Costa disse acreditar que a trajetória se manterá ascendente e citou o empenho do governo do estado em obras com potencial para dinamizar a economia, como a Refinaria Abreu e Lima, a Transposição de Águas do Rio São Francisco e a Petroquímica Suape.

Fonte: Agência Senado.

Foto: Luiz Alves/ Agência Senado.

To top