Modo petista

Iniciativa de Wagner e Rogério preserva 1,5 mil empregos

Senadores obtiveram compromisso do governo de estudar uma solução definitiva para as fábricas de fertilizante
:: Cyntia Campos26 de fevereiro de 2019 13:49

Iniciativa de Wagner e Rogério preserva 1,5 mil empregos

:: Cyntia Campos26 de fevereiro de 2019

Uma iniciativa dos senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE) conseguiu preservar 1.500 empregos qualificados e formais na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen), localizadas no Polo industrial de Camaçari, região metropolitana de Salvador, e também da unidade localizada em Sergipe.

As duas unidades da Fafen — uma subsidiária da Petrobras — estavam ameaçadas de fechamento. Em uma reunião nesta terça-feira (26), Wagner e Rogério conseguiram do ministro das Minas e Energia Bento Costa a garantia de que a fábrica continuará em funcionamento enquanto se busca uma solução definitiva para a a Fafen.

Também participaram da reunião o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis do Ministério, Márcio Félix, o gerente da Petrobras, Luiz Valente, e os deputados federais Nelson Pellegrino (PT-BA) e João Daniel (PT-SE).

Grupos de trabalho
Desde o ano passado, os trabalhadores das Fafens temem o fechamento da empresa. Neste encontro, ficou definida a criação de dois grupos de trabalho que vão monitorar e discutir alternativas para a manutenção das duas unidades.

A unidade baiana da Fafen, em operação desde 1971, é uma das pioneiras do polo Petroquímico de Camaçari e emprega atualmente mais de 700 trabalhadores. Em Sergipe, a Fafen foi implantada em 1982, no município de Laranjeiras, a 20 km da capital, Aracaju. Lá trabalham 250 funcionários e mais 470 terceirizados.

Preservar empregos industriais
“A nossa luta é pelo povo de Sergipe e da Bahia. É também uma luta pelo Brasil”, afirmou o senador Rogério Carvalho, após a reunião. Ele ressaltou que a importância de preservar atividades industriais como a realizada pela Fafen.

“Não vamos deixar que o País continue sendo destinado apenas exportar matéria-prima bruta. Muito menos que milhares de pessoas aumentem as estatísticas do desemprego”, afirmou o senador Rogério.

Solução definitiva
O senador Jaques Wagner celebrou a possibilidade de se construir um caminho concreto para a preservação da Fafen. “Acreditamos em uma solução positiva. O funcionamento da fábrica é fundamental para a economia dos nossos estados da Bahia e de Sergipe.”

Wagner lembra que a situação da Fafen da Bahia é mais tranquila, devido a uma liminar que está em vigência e que garante o funcionamento da fábrica. Mas isso, lembra o senador, não exclui a necessidade de construção de uma solução definitiva.

Leia também