Efeito Lula

IPCA em queda reflete obsessão de Lula no controle da inflação, apontam senadores

Inflação oficial de janeiro é de 0,16%, a menor para o mês desde 1981. Senadores destacam papel do governo Lula no controle do IPCA

Agência Brasil

IPCA em queda reflete obsessão de Lula no controle da inflação, apontam senadores

O resultado representa uma desaceleração de 0,36 ponto percentual (p.p.) em relação à alta de 0,52% registrada em dezembro

A inflação oficial de janeiro perdeu força e ficou em 0,16%. É o menor resultado para um mês de janeiro desde 1981, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) criou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A informação foi divulgada nesta terça-feira (11/2).

O resultado representa uma desaceleração de 0,36 ponto percentual (p.p.) em relação à alta de 0,52% registrada em dezembro.

Em 12 meses, a inflação brasileira acumula uma elevação de 4,56%, também uma desaceleração frente ao resultado de dezembro do ano passado, quando o IPCA acumulava alta de 4,83%.

Na avaliação dos senadores do PT, o índice confirma que o Brasil tem sob controle o ritmo de inflação e reflete o acerto das escolhas econômicas feitas pelo governo Lula.

“Estamos avançando com crescimento, responsabilidade fiscal e justiça econômica, porque sabemos que uma economia forte se constrói com investimentos estratégicos, geração de empregos e políticas públicas que colocam as pessoas no centro das decisões”, disse o senador Rogério Carvalho (SE), líder do PT.

“Diferentemente do caos e da insensibilidade que marcaram o passado recente, o governo do presidente Lula recupera a confiança, aquece o mercado interno e assegura um Brasil mais justo e soberano. Seguiremos firmes, enfrentando desafios com coragem e garantindo que o desenvolvimento chegue a todos”, completou Rogério.

O senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou que a inflação no Brasil sempre apresentou altos e baixos, ao longo da história. Mas reforçou o fato de o governo Lula estar empenhado em manter a alta dos preços sob controle.

Uma das medidas anunciadas pelo presidente Lula, é a preparação de estoques de arroz e milho para abastecer o mercado a baixo custo e ajudar a conter a alta dos alimentos.

Governo Lula vai estocar arroz e milho para conter preços

“Com taxas de juros e inflação elevadas, quem sofre mais são os pobres. Ao investir nos estoques reguladores, no escoamento da produção e na agricultura familiar, o governo Lula dá um passo importante para reduzir os preços dos alimentos e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o senador.

Já o líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), disse que o controle da inflação é “uma obsessão do presidente Lula”. Para ele, o resultado do IPCA em janeiro é a demonstração de que o trabalho tem dado resultados que superam expectativas do mercado.

IPCA desacelera a 0,16% e traz inflação para perto da meta

“Seguimos com foco total no controle dos preços, em especial de alimentos, para que a população que mais precisa não seja prejudicada. E vamos chegar a esse equilíbrio sem medidas radicais, mas com ações efetivas, a exemplo da recomposição dos estoques reguladores, abandonados pela gestão anterior, e do aumento do crédito para agricultura familiar, que produz mais de 70% da comida que chega à mesa das famílias brasileiras”, enfatizou Wagner.

Para o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), o registro do IPCA significa uma resposta para aqueles que duvidaram da capacidade da equipe econômica do presidente Lula, liderada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“Inflação controlada é uma obsessão para quem sabe o valor do trabalho e do dinheiro, como a grande maioria da população, inclusive do presidente Lula. Muito mais ainda precisa ser feito e será”, destacou Randolfe.

O senador Humberto Costa (PT-PE) utilizou as redes sociais para destacar o resultado anunciado pelo IBGE e destacou que o governo Lula “segue surpreendendo o mercado”.

To top