Jorge Viana agiliza pedidos de calamidade pública no Acre

Em visita ao Ministério da Integração, senador acreano foi informado que os decretos de Rio Branco e Brasiléia serão publicados nesta quarta-feira. Segundo Viana, Defesa Civil irá colocar os recursos à disposição das duas prefeituras o mais rapidamente possível. O Governo Federal ainda se comprometeu em ajudar na reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes.

Jorge Viana agiliza pedidos de calamidade pública no Acre

Humberto Vianna disse ao senador acreano que vai confirmar a situação descrita nos dois decretos ainda hoje e publicar, no Diário Oficial da União de amanhã, o reconhecimento do Governo Federal a essa situação. Também prometeu contribuir ao máximo com a fase de reconstrução que será iniciada com o retorno das águas ao nível normal.

“Os pedidos já estão acatados, diante da evidente vulnerabilidade da população, e só faltam os dados técnicos para formalizar o reconhecimento oficial”, afirmou Humberto Vianna, acrescentando que a Defesa Civil vai colocar os recursos à disposição das duas prefeituras o mais rapidamente possível.

O secretário executivo do Ministério da Integração, Alexandre Navarro Garcia, acrescentou que a decretação de estado de calamidade pública dá mais garantias para acelerar o repasse de recursos e reforçou que a publicação do reconhecimento do estado de calamidade pública pelo governo federal só depende da nota técnica sobre a situação a ser enviada pelo representante da Defesa Civil no Acre, Amin Braun.

A decretação do estado de calamidade foi decidida depois de conversas dos dois prefeitos com técnicos da Defesa Civil no Acre e com o governador Tião Viana. Além de facilitar a agilização da ajuda federal, o estado de calamidade ameniza a situação de quem perdeu tudo na enchente, ajudando na comprovação de ausência ao trabalho e regularização do pagamento de débitos.

O senador Jorge Viana relatou aos dois executivos do Ministério da Integração a situação no estado hoje, o ritmo da enchente, o histórico das atividades de socorro as desabrigados e as operações realizadas agora. “Foi uma verdadeira calamidade, e a situação só não é de caos por causa da organização dos serviços de socorro e da longa experiência dos governos do Acre e dos municípios em lidar com as enchentes. O tamanho do prejuízo só poderá ser avaliado quando a água baixar. Vamos precisar fazer um trabalho de reconstrução com muito ânimo e muita união. Se trabalharmos com dedicação, será possível superar as perdas”, acrescentou Viana.

O decreto de calamidade pública em Rio Branco abrange 29 bairros situados na área urbana e 16 localidades na área rural. Conforme frisou o senador Viana, a definição das áreas consideradas de calamidade foi feita de forma criteriosa, em áreas de fato desprovidas de serviços como abastecimento de água e energia, transportes, escolas e assistência à saúde, entre outros.

Uma das possibilidades criadas com a decretação do {modal url=https://ptnosenado.org.br/popup/121-popup/14122-estado-de-calamidade-publica}estado de calamidade pública{/modal} é o pagamento de aluguel social de seis meses aos desabrigados que perderam suas casas. Esse tópico ainda será discutido com mais detalhes com o governador Tião Viana e os prefeitos das duas cidades, mas os recursos ajudarão os atingidos a pagar por seus alojamentos.

Assessoria de Imprensa do senador Jorge Viana

Leia mais:

Aníbal pede urgência no reconhecimento de calamidade pública no Acre
 

Cheia avança no Acre e Viana pede revisão da Defesa Civil no País

To top