união e reconstrução

Lula lidera ações de apoio e reconstrução no litoral de São Paulo

Senadores destacam protagonismo na articulação de medidas que garantiram suporte aos atingidos pelas fortes chuvas
Lula lidera ações de apoio e reconstrução no litoral de São Paulo

Foto: Ricardo Stuckert

“A parceria que estamos fazendo aqui é uma fotografia do nosso trabalho conjunto. Unidos seremos muito mais fortes e São Sebastião será recuperada muito mais rápido. Contem com o governo federal”. A frase dita pelo presidente Lula na última segunda-feira (20) em entrevista coletiva concedida ao lado do governador de São Paulo e do prefeito de São Sebastião, umas das regiões mais afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias no litoral paulista, dão a mostra do esforço empreendido pelo atual governo para unificar o Brasil em torno da busca de soluções para as reais necessidades da população.

Antes mesmo de chegar ao estado de São Paulo, o governo federal já havia iniciado a implementação das medidas de socorro às pessoas atingidas pela tragédia que se abateu sobre a região. Por determinação do presidente Lula, diversos ministérios e órgãos do governo foram acionados para responderem às necessidades da população, incluindo medidas imediatas de socorro e apoio ao resgate dos moradores.

“Registro meu profundo pesar pelas vidas perdidas no litoral de São Paulo nesta tragédia das chuvas. E reitero minha disposição de ajudar o governo federal e os demais entes públicos no que for necessário para socorrer a população atingida. O presidente Lula demonstra novamente espírito público e sensibilidade de líder político ao socorrer e amparar a população atingida por uma catástrofe. O compromisso deste governo é com os mais pobres”, disse o senador Fabiano Contarato (PT-ES), líder do PT no Senado.

Em parceria com os governos estadual e municipal, acompanhadas dos trabalhos da Defesa Civil, Forças Armadas e Polícia Federal, entre outros órgãos federais, o governo Lula já garantiu recursos para a construção de novas casas, em local seguro, às famílias que perderam a moradia.

O pagamento de março do Bolsa Família será unificado, no dia 20 para todas as famílias dos municípios atingidos, anunciou o ministro Wellington Dias. A flexibilização também vale para o calendário de fevereiro. As famílias que ainda não retiraram o benefício neste mês podem fazê-lo desde ontem. A Caixa também vai habilitar os seis municípios que tiveram o estado de calamidade pública decretado para uso do saque calamidade do FGTS

O Ministério da Fazenda, por meio da Receita Federal destinou mercadorias apreendidas pelo órgão aos desabrigados. Já o Ministério da Saúde determinou a distribuição de kits com 25 medicamentos e 13 insumos. Aqui você encontra a relação completa de ações do governo federal.

“Ajudar quem precisa e construir um Brasil melhor para todos. O governo Lula segue reconstruindo o país”, destacou o senador Humberto Costa (PT-PE).

Postura do presidente contrasta com método de antecessor
O presidente Lula, já na segunda-feira, sobrevoou a área atingida e visitou a cidade de São Sebastião. Ali, segundo o prefeito Felipe Augusto (PSDB), cerca de 50 casas foram soterradas por deslizamentos de terra, deixando dezenas de mortos e de desaparecidos.

Após uma reunião com o prefeito e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula anunciou que o governo federal será parceiro do estado e da Prefeitura no socorro às vítimas e na reconstrução da cidade. “Podem contar com o governo federal porque nós queremos ajudar, de verdade, a recuperar essa cidade e fazê-la voltar a ser feliz”, disse Lula.

A postura do atual presidente é completamente oposta à adotada pelo seu antecessor no cargo. Enquanto Lula interrompeu sua folga de carnaval para ir até São Paulo, em 2021, Bolsonaro permaneceu inerte diante de fortes chuvas que deixaram estragos na Bahia. Enquanto cidades do estado nordestino estavam debaixo d’água, o ex-presidente frequentemente era flagrado andando de jet-sky em Santa Catarina.

“O presidente Lula sobrevoa as áreas atingidas pelas chuvas em SP. Solidariedade e providências para ajudar as vítimas. O Brasil voltou”, pontuou a senadora Teresa Leitão (PT-PE).

Além disso, Bolsonaro deixou o Brasil praticamente sem recursos para intervenção em áreas de risco. De acordo com o orçamento previsto para este ano deixado pelo governo anterior, estavam reservados apenas R$ 25 mil para combate às enchentes.

“Foi o governo Lula, através da PEC da Transição, que recompôs o orçamento e garantiu recursos para atuação em tragédias como a do litoral de São Paulo”, destacou Humberto Costa.

O prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, lembrou que a cidade também sofreu com as chuvas além dos registros históricos em dezembro do ano passado. E destacou que a rápida reação do governo federal no apoio à região de São Sebastião, promovida pelo presidente Lula, faz toda diferença.

“O povo de Araraquara sempre foi um povo muito solidário. Estou certo de que mais uma vez os que sofrem poderão contar conosco. A Prefeitura de Araraquara está junta nessa luta. A solidariedade vai vencer a dor”, disse.

Outras regiões também sofrem com fortes chuvas
As fortes chuvas também atingiram vários municípios paraenses. Desde as primeiras horas do último domingo (19), os temporais provocaram alagamentos e transtornos à população em diversas localidades na região da Calha Norte. Uma das cidades mais afetadas pelas chuvas intensas é Oriximiná.

O senador Beto Faro (PT-PA) se manifestou por meio de suas redes sociais para colocar o mandato à disposição da população e das autoridades nos trabalhos de socorro das famílias afetadas e da recuperação das áreas atingidas. “Me solidarizo com as famílias e nosso mandato está à disposição a nível estadual e federal no auxílio que essas pessoas precisarem”, disse.

Com informações da Agência PT de Notícias

To top