momento de união

Lula lidera histórica caminhada de fortalecimento da democracia

Senadores destacam momento de união dos poderes da República em defesa da democracia. “Ninguém mais ficará à vontade para abraçar o vandalismo”, destacou Jaques Wagner, líder do governo no Senado
Lula lidera histórica caminhada de fortalecimento da democracia

Foto: Ricardo Stuckert

Um dia após terroristas apoiadores de Bolsonaro vandalizarem os prédios dos três Poderes da República, Lula mostrou sua capacidade de articulação política e força para conduzir o processo de reconstrução e união nacional tão necessário.

O presidente Lula coordenou, na noite de ontem (9), reunião com representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além dos 27 governadores, além de líderes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Também participaram representantes de outras instituições. Todos deram uma profunda e simbólica resposta ao ataque promovido contra a democracia e o Estado brasileiro no último domingo.

Não bastasse a reunião, Lula liderou uma histórica e simbólica caminhada ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), principal alvo dos ataques criminosos.

Para o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), a reunião coordenada pelo presidente Lula demonstra uma rápida reação ao ato golpista ocorrido no dia anterior.

“O sentimento de defesa da democracia presidiu a reunião e, seguramente, presidirá a caminhada do Brasil. Ninguém mais ficará à vontade para abraçar o vandalismo. Os vândalos que estiveram aqui não sabem viver a democracia. Fizeram uma caminhada que terminou nessa depredação, estimulados por uma bandeira que já nasce morta. Não há reivindicação. O que eles não querem é reconhecer o resultado de uma eleição reconhecida no mundo todo”, destacou o senador.

Na avaliação do senador Jean Paul Prates (PT-RN), a rápida reação dos poderes da República mostra que ataques criminosos ao Estado Democrático de Direito não serão mais tolerados. “Os poderes estão unidos para garantir que os terroristas sejam punidos e nunca mais atentem contra a democracia”, disse.

Na caminhada, Lula deu as mãos a Rosa Weber, presidente do STF. O senador Humberto Costa (PT-PE) chamou a atenção para o significado histórico da marcha promovido ao STF.

“Momento histórico reuniu todos os governadores do país reunidos e em marcha, mãos dadas com Lula e os presidentes dos demais Poderes, numa demonstração de união do país contra o fascismo, o terrorismo, o golpismo”, destacou.

“Histórica a reunião do presidente Lula com todos os governadores do país. Simbólica caminhada ao plenário do STF, destruído ontem pelos terroristas bolsonaristas, em sinal de solidariedade e defesa da democracia”, também se manifestou a senadora eleita Teresa Leitão (PT-PE).

Já o senador eleito Camilo Santana (PT-CE), atual ministro da Educação, destacou o fato de a democracia brasileira sair fortalecida do triste episódio protagonizado pelos bolsonaristas. “Nossa democracia está cada vez mais fortalecida. Todas e todos juntos pelo Brasil”.

“Grande momento da democracia. Viva o povo brasileiro”, exaltou o ministro do Desenvolvimento Social, senador eleito Wellington Dias (PT-PI).

To top