Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas aponta que a maior taxa de inflação registrada nos últimos 27 anos tem punido as famílias brasileiras. De acordo com o levantamento, 70% dos trabalhadores e trabalhadoras do País recebem, hoje, menos do que recebiam no ano de 2019, antes da pandemia.
“Os cidadãos têm sofrido diariamente com a disparada da inflação, a perda do poder de compra do salário-mínimo, aumentos de preços dos itens básicos como o botijão de gás, a gasolina e a cesta básica. O governo Bolsonaro nada tem feito para socorrer os mais pobres”, criticou o líder do PT, senador Paulo Rocha (PA).
A pesquisa mostra ainda que os 10% dos brasileiros que mais recebem dinheiro estão aumentando as suas rendas. Em uma comparação com o que se tinha em 2019, eles tiveram um aumento médio de 8%.
Isso quer dizer, portanto, que a situação dos mais pobres está muito mais delicada neste momento. Muitos deles não sabem o que vai acontecer nas próximas semanas, e outros muitos não sabem o que irão conseguir comer ainda hoje.
“O atual governo colocou o país ladeira abaixo: maior inflação em 27 anos e salários com perda de compra. Soma-se a isso o aumento da fome, da miséria, da pobreza e do desemprego”, criticou o senador Paulo Paim (PT-RS).