Marcello Casal / Agência Brasil

Desemprego segue caindo e índice é o menor da série histórica
O trabalho do governo do presidente Lula segue dando resultados. A boa notícia agora foi o recuo da taxa de desemprego a 5,6% em julho, o menor patamar desde que o índice baseado na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) começou a ser coletado pelo IBGE, em 2012. O resultado é fruto das políticas de emprego e renda e de recuperação da economia.
A população ocupada atingiu o número recorde de 102,4 milhões de pessoas com trabalho no país. O destaque foi para o crescimento da parcela com carteira assinada, que chegou a 39,1 milhões brasileiros.
“O resultado veio melhor que o esperado pelo mercado. A desocupação estava em 6,6% nos três meses encerrados em abril, que servem de base de comparação. Nunca foi sorte, é trabalho. É o governo do presidente Lula trabalhando muito, sempre do lado do povo brasileiro”, destacou o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do Governo no Senado.
A pesquisa do IBGE aponta que a recuperação do emprego foi generalizada, impulsionada por setores como transporte, armazenagem, correio, agricultura, pecuária, informação e comunicação. Além disso, a renda média do trabalhador subiu para R$ 3.484, o maior valor para o trimestre em questão. “É um avanço que se traduz em dignidade e esperança para cada família”, salientou o senador Fabiano Contarato (PT-ES).
O senador Humberto Costa (PT-PE) destacou os esforços do governo pela melhoria do ambiente econômico, enquanto a oposição defende pautas contrárias à democracia e que nenhum benefício trazem à sociedade. “Enquanto a oposição só fala em anistia para bandido, a gente trabalha por bons resultados para o Brasil e o nosso povo. Segundo o IBGE, é a menor taxa de todos os tempos”, disse.
O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que os números são fruto de muito trabalho do governo. “Estamos ao lado do povo, garantindo dignidade, defendendo a democracia e a soberania”, concluiu.
Na mesma linha, opinou a senadora Teresa Leitão (PT-PE). “O governo do presidente Lula está do lado do povo brasileiro: a queda da taxa de desemprego, menor da série histórica no Brasil, iniciada em 2012, demonstra que as famílias brasileiras estão vivendo com dignidade e com maior renda”.
Já o líder do Governo em exercício, Rogério Carvalho (PT-SE), disse que o governo segue trabalhando para superar o maior desafio brasileiro: a redução das desigualdades. “Os números do IBGE confirmam que o Brasil segue no rumo certo: o desemprego está no menor nível da série histórica, com mais brasileiros trabalhando e conquistando renda. Ainda temos desafios, mas os dados mostram que as políticas do governo Lula estão dando resultado e melhorando a vida da população.”