MDS promove Semana Sul-Americana de Desenvolvimento Social

Países que integram o Mercosul e a Unasul discutem políticas sociais e superação da extrema pobreza.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promove, desta  segunda-feira (24/09), em Brasília, a Semana Sul-Americana de Desenvolvimento Social. São três eventos em que participam, além do governo brasileiro, representantes dos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), com o objetivo de trocar experiências e debater o desenvolvimento e a inclusão social na região.

As políticas sociais do Governo brasileiro, como os programas Bolsa Família e Brasil sem Miséria, além das ações de segurança alimentar e nutricional, têm chamado a atenção dos mais diferentes países. Delegações de quase duzentos países da América Latina e África têm visitado o País em busca de nossas experiências bem sucedidas. Só em julho deste ano, o MDS recebeu 63 delegações de 43 países. No mesmo período de 2011, foram 38 delegações de 24 países.

Na semana passada, foi a vez do México, que reconheceu os avanços do Brasil nas políticas sociais e quer conhecer melhor essas experiências. O governo assinou o “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”, proposto pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para acelerar os esforços em reduzir as mortes evitáveis de crianças de até cinco anos. O Governo brasileiro cumpriu, quatro anos antes, a meta determinada pela ONU de redução na mortalidade infantil. Nos últimos dias, o Bolsa Família também foi destaque no exterior no XIV Congresso da Rede Mundial de Renda Básica, na Alemanha.

Programação

O secretário de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Paulo Jannuzzi, participa da abertura do primeiro encontro, na segunda (24). O evento vai até sexta-feira (28/09).

A partir de segunda, às 14h, será realizado o “Seminário Regional: Avanços e Desafios das Políticas Sociais de Combate à Extrema Pobreza”, envolvendo os países do Mercosul. O evento, que segue até terça (25), vai incentivar a elaboração de um projeto pluriestatal de erradicação da extrema pobreza, a partir do debate, análise e avaliação de políticas sociais, programas e projetos.

Na quarta-feira (26), a Unasul promove a II Reunião do Grupo de Trabalho Técnico de Instrumentos de Cooperação do Conselho Sul-Americano de Desenvolvimento Social, com coordenação do MDS. No encontro, será discutida a cooperação regional para implementação e financiamento das políticas sociais e a apresentação do Sistema Matriz de Cooperação, que oferece demandas e melhores práticas para cooperação entre os países.

Para fechar a Semana Sul-Americana, estão programadas reuniões técnicas com representantes do Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela, quinta (27) e sexta-feira (28), com a realização de oficina de elaboração do projeto regional de superação da extrema pobreza e de organização do Prêmio Boas Práticas em Políticas Sociais no âmbito do Mercosul, que reconhece e disponibiliza os melhores modelos em programas e projetos e compartilha com os demais integrantes pelo bloco.

Serviço

Semana Sul-Americana de Desenvolvimento Social

Onde: Hotel Mercure Eixo Monumental – Setor Hoteleiro Norte quadra 5 bloco G – Brasília (DF).

Quando:

24 e 25/09 – Seminário Regional do Mercosul: Avanços e Desafios das Políticas Sociais de Combate à Extrema Pobreza.

26/09, das 9h30 às 17h30 – II Reunião do Grupo de Trabalho Técnico de Instrumentos de Cooperação do Conselho Sul-Americano de Desenvolvimento Social (Unasul).

27 e 28/09 – Reuniões Técnicas – Mercosul.

Com informação da Ascom/MDS

Leia mais:

Brasil vai ajudar países na redução da mortalidade infantil

Ministro apresenta na OPAS os avanços na saúde pública brasileira

Modo petista de governar é referência para a ONU

Países buscam nossa política de segurança alimentar


To top