Ministro destaca que novo plano abrirá mercados para produtos brasileiros

Ministro destaca que novo plano abrirá mercados para produtos brasileiros

Armando Monteiro: novo plano diversifica as exportações, estimulando a incorporação de produtos com maior valor agregado e conteúdo tecnológicoUm dia após o lançamento do Plano Nacional de Exportações, o ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC) Armando Monteiro falou nesta quinta-feira (25) à Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE) sobre as estratégias de sua pasta para dinamizar as exportações brasileiras. Atualmente, embora ocupe a posição de 7ª economia do mundo, o País está apenas em 25º lugar no ranking do comércio exterior. “Se tomarmos apenas as exportações de manufaturados, caímos para o 30º lugar”, salientou o ministro, apontando para o papel importante que o plano lançado pela presidenta Dilma Rousseff poderá ter no desenvolvimento desse setor.

Armando Monteiro explicou que o objetivo do plano é diversificar as exportações, buscando estimular a incorporação de produtos com maior valor agregado e conteúdo tecnológico. Ele lembrou que a queda geral dos preços das commodities, ampliar a participação das manufaturas na pauta de exportações torna-se ainda mais essencial. O plano de exportações, explicou, também quer ampliar os mercados para a produção do País e reduzir as barreiras alfandegárias.

Monteiro também defendeu a política do governo de apoio à exportação de serviços, especialmente na área de engenharia. Apesar das críticas que membros da oposição fazem ao financiamento público para que empresas brasileiras possam vender sua expertise no exterior—como no caso do Porto de Mariel, em Cuba—o ministro acredita que essa é uma atividade central nas exportações brasileiras.

Leia mais

Plano Nacional de Exportações vai projetar produtos brasileiros no exterior

 

To top