No Dia Mundial da Água, Paim pede melhor gestão de recursos hídricos

 

“Temos o hábito de não considerar a fundo
aquilo que parece que nos pertence por
direito desde sempre”

Fonte da vida, elemento indispensável à sobrevivência, a água não vem sendo tratada pelos com o cuidado que merece, avaliou o senador Paulo Paim (PT-RS), em pronunciamento alusivo ao transcurso do Dia Mundial da água, nesta sexta-feira (22). “Temos o hábito de não considerar a fundo aquilo que parece que nos pertence por direito desde sempre”, afirmou Paim.

A água, enfatizou o senador, “é mais importante que o petróleo, e precisa ser economizada, protegida e bem tratada, do mesmo jeito que o ar—outro elemento essencial que vem sendo negligenciado e poluído. “Hoje, talvez, nossa consciência sobre o valor desse elemento esteja mais ampliada. No entanto, outro dia ouvi uma pessoa dizendo: ‘Ah, tem dia disso, dia daquilo, tem até Dia da Água’. Eu achei de uma infelicidade! Ele não sabe que o Dia da Água é o momento que o mundo reflete a importância de nós todos defendermos a água na sua amplitude!.”

Paim lembrou que a importância da água pode ser medida pelo sofrimento enfrentado povos e regiões submetidos à escassez desse recurso. “O nosso Brasil é rico em sua diversidade de flora e fauna, rico em suas florestas exuberantes, é muito rico em seu manancial de águas, mas, se nada fizermos, nós também teremos problemas no futuro”.

Leia mais:

No Dia Mundial da Água, um alerta sobre a escassez
 

Delcídio alerta para a urgência em preservar nascentes do Pantanal
 

Wellington: é preciso cumprir e avançar nos compromissos de Quioto

To top