Paim apresenta voto de pesar pela morte de Luiz Gushiken

Senador Paulo Paim presta homenagem ao companheiro petista, um dos fundadores do PT.

Paim apresenta voto de pesar pela morte de Luiz Gushiken

“Foi sindicalista comigo anos e anos, foi
dirigente comigo do movimento sindical”

O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou em Plenário, no início da sessão desta segunda-feira (16), requerimento para voto de pesar pela morte de Luiz Gushiken. Ex-ministro da Secretaria de Comunicação do primeiro governo do ex-presidente Lula (2003-2006) e deputado federal pelo PT por três mandatos, Gushiken morreu aos 63 anos, na sexta-feira (13), em São Paulo (SP), vítima de câncer.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que, emocionado, prestou homenagem ao companheiro, na última semana, também se manifestou em plenário e, assim como o senador Paulo Paim, lamentou a morte de Gushiken e apresentou voto de pesar pelo ocorrido. 

O ex-ministro começou sua vida política como sindicalista e, durante a ditadura, teve intensa participação nas greves dos anos 80. Presidiu o Sindicato do Bancários de São Paulo, de 1984 a 1986. Por quatro vezes, esteve preso no Dops. Foi também um dos fundadores e dirigentes do PT – Presidente Nacional do Partido, de 1988 a 1990 – e da Central Única dos Trabalhadores, na data da sua fundação. Foi Deputado Federal por três vezes, inclusive na Assembleia Nacional Constituinte de 1987 e coordenador das campanhas presidenciais de Lula em 1989 e 1998.

Conforme informou Paim, Gushiken nasceu em Oswaldo Cruz (SP), foi bancário, sindicalista e um dos fundadores do PT. Formado em administração, foi preso várias vezes na década de 1980 pela ditadura militar. Paim lamentou a morte do colega de partido e disse que Gushiken era um “querido amigo”.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que também assinou o requerimento de pesar, manifestou solidariedade à família e disse que atravessou “momentos importantes e difíceis” ao lado do ex-ministro.

Com Agência Senado

Leia mais:

Emocionado, Suplicy presta homenagem a Luiz Gushiken

Veja é condenada a indenizar Gushiken por danos morais


To top