Paim apresenta voto de pesar pela morte de Luiz Gushiken

Senador Paulo Paim presta homenagem ao companheiro petista, um dos fundadores do PT.

:: Da redação16 de setembro de 2013 17:56

Paim apresenta voto de pesar pela morte de Luiz Gushiken

:: Da redação16 de setembro de 2013

“Foi sindicalista comigo anos e anos, foi
dirigente comigo do movimento sindical”

O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou em Plenário, no início da sessão desta segunda-feira (16), requerimento para voto de pesar pela morte de Luiz Gushiken. Ex-ministro da Secretaria de Comunicação do primeiro governo do ex-presidente Lula (2003-2006) e deputado federal pelo PT por três mandatos, Gushiken morreu aos 63 anos, na sexta-feira (13), em São Paulo (SP), vítima de câncer.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que, emocionado, prestou homenagem ao companheiro, na última semana, também se manifestou em plenário e, assim como o senador Paulo Paim, lamentou a morte de Gushiken e apresentou voto de pesar pelo ocorrido. 

O ex-ministro começou sua vida política como sindicalista e, durante a ditadura, teve intensa participação nas greves dos anos 80. Presidiu o Sindicato do Bancários de São Paulo, de 1984 a 1986. Por quatro vezes, esteve preso no Dops. Foi também um dos fundadores e dirigentes do PT – Presidente Nacional do Partido, de 1988 a 1990 – e da Central Única dos Trabalhadores, na data da sua fundação. Foi Deputado Federal por três vezes, inclusive na Assembleia Nacional Constituinte de 1987 e coordenador das campanhas presidenciais de Lula em 1989 e 1998.

Conforme informou Paim, Gushiken nasceu em Oswaldo Cruz (SP), foi bancário, sindicalista e um dos fundadores do PT. Formado em administração, foi preso várias vezes na década de 1980 pela ditadura militar. Paim lamentou a morte do colega de partido e disse que Gushiken era um “querido amigo”.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que também assinou o requerimento de pesar, manifestou solidariedade à família e disse que atravessou “momentos importantes e difíceis” ao lado do ex-ministro.

Com Agência Senado

Leia mais:

Emocionado, Suplicy presta homenagem a Luiz Gushiken

Veja é condenada a indenizar Gushiken por danos morais


Leia também