Paim defende capacidade legal de deficientes intelectuais

O senador fez um apelo pela aprovação do projeto que cria mecanismos para que as pessoas com deficiência possam tomar suas decisões.

Paim defende capacidade legal de deficientes intelectuais

Paulo Paim aproveitou para pedir a aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, em análise na Câmara dos Deputados.

O senador Paulo Paim (PT-RS) ressaltou, nesta terça-feira (08/05), a importância do projeto que trata sobre a capacidade legal das pessoas com deficiência intelectual, como síndrome de Down, autismo e paralisia cerebral grave, que impõem dificuldades de comunicação. O PLC 2063/2011 ratifica a determinação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência para que os países membros reconheçam a capacidade dessa parcela da sociedade, inclusive criando mecanismos para que as pessoas com deficiência intelectual possam tomar suas decisões com liberdade. O projeto é do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG).

“O instituto da interdição judicial é um instrumento de proteção, mas não deve ser usado como algo que inviabilize, que dificulte a cidadania e o respeito à pessoa humana”, ponderou Paim, ao lembrar uma ação comum nas famílias que possuem um membro com deficiência intelectual. De acordo com o projeto, que ainda tramita na Câmara dos Deputados, os critérios para a interdição da pessoa deverão ser mais rígidos, considerando o grau da deficiência, obedecendo a critérios técnicos e mediante avaliação periódica.

“Com esse projeto, nós teremos de nos adequar à Convenção Internacional, que em seu artigo 12 determina que os Estados-Membros devem reafirmar o reconhecimento das pessoas com deficiência como cidadãos com capacidade legal, em igualdade de condições com as demais pessoas em todos os aspectos da vida”, ressaltou Paim.

O senador Paulo Paim aproveitou ainda para pedir a aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que já foi aprovado no Senado Federal e agora tramita na Câmara dos Deputados. “O Estatuto, de minha autoria, beneficiará cerca de 30 milhões de pessoas. Com ele, pretendemos, em conjunto, estabelecer caminhos de acessibilidade, de inclusão e de cidadania no que essas palavras têm de mais pleno, de essencial, no coração, na alma de cada cidadão e cidadã brasileiros, sendo deficientes ou não, da responsabilidade que temos com a nossa gente, com o nosso povo”, frisou o senador, no Plenário do Senado.

Eunice Pinheiro

Leia a íntegra do discurso do senador Paulo Paim

Leia mais:

Conheça o PL 2063/2011 

Conheça a proposta do Estatuto da Pessoa com Deficiência

To top