Paim defende fortalecimento do turismo nacional

Em discurso o senador apontou necessidade de incremento na infraestrutura turística brasileira

Em pronunciamento nesta quinta-feira (29), o senador Paulo Paim (PT-RS) apontou a necessidade do fortalecimento do setor turístico brasileiro. O senador disse que o país precisa aproveitar para incrementar a infraestrutura turística nacional, já que sediará a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016.

“A indústria do turismo é uma importante atividade para o crescimento econômico, social e cultural que busca promover a integração entre os povos. Conforme pesquisa recente, cerca de 10% da força do trabalho global em empregos diretos e indiretos vem pelo turismo, e a expectativa é de um crescimento que pode dobrar essa porcentagem”, disse Paulo Paim lembrando a passagem do Dia Mundial do Turismo em27 de setembro.

Para Paim, o Brasil ainda tem muito que explorar nessa área, principalmente no que tange à cultura, folclore e riquezas naturais. Ele acrescentou que o país tem potencial para praticar um turismo ambiental e socialmente sustentável.

Paim disse que o governo do Rio Grande do Sul está fazendo os investimentos necessários para que a capital, Porto Alegre, possa sediar jogos da Copa do Mundo com eficiência e qualidade e, ao mesmo tempo, potencializar o aparato turístico gaúcho.

O parlamentar informou que o governo gaúcho vem investindo no turismo rural, gastronômico, ecológico, cultural e histórico. Paim afirmou ainda que o Rio Grande do Sul já compreendeu que o futuro do Mercosul e da integração sul-americana passa pelo turismo.

“Lembro que a Constituição brasileira define o turismo como direito fundamental. Esse assunto é cativante e é de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável e para a integração de toda a América do Sul”, afirmou Paim.

Agência Senado

Leia a íntegra do discurso do senador Paulo Paim

To top